Interior

Equipe de Saúde Bucal realizará levantamento epidemiológico em Penedo

Por Assessoria 21/10/2016 10h18
Equipe de Saúde Bucal realizará levantamento epidemiológico em Penedo
Reprodução - Foto: Assessoria

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (20), com equipe de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Penedo, no auditório do SAAE, foram abordadas questões referentes ao segundo quadrimestre de 2016, além da pactuarão e alinhamento das equipes que irão realizar o levantamento epidemiológico da população. Esse levantamento classificará os pacientes da rede municipal, para posterior tratamento, como também, aqueles com risco de contrair câncer bucal, a partir da análise das lesões apresentadas. 

Os trabalhos iniciarão a partir do próximo dia 26, no povoado Cooperativa I Núcleo, na zona rural e no dia 27, no Conjunto Rosete, na zona urbana. 

De acordo com a odontóloga Edilaine Soares, esse levantamento ocorrerá semanalmente durante as quintas e sextas, pelos próximos quatro meses, indo de casa em casa, para saber quais pessoas que devem ter prioridade no atendimento odontológico. Analisando assim, os riscos de cada paciente, organizando os serviços de saúde do município, na área de saúde bucal.   

“Aquelas pessoas que tenham lesões pré-cancerígenas, serão encaminhadas para ao serviço de referência. Com isso, os pacientes serão divididos em três grupos de risco, dando prioridade para as pessoas que tenham maior quantidade de cárie e risco de bactéria, além das crianças com problemas dentários. Estamos consolidando o planejamento de trabalho para cada equipe e esse será um trabalho de longo prazo”, explicou. 

O levantamento epidemiológico contará também com a participação dos agentes comunitários de saúde, que conduzirão as equipes até as residências. Também constarão no levantamento aqueles pacientes que estejam precisando de prótese dentária, sendo essa uma das prioridades.