Esportes

CSA derrota Lagarto, avança à terceira fase e enfrentará o Betim de Minas Gerais

Matheus Melo e o artilheiro Rian Santana fizeram os dois gols azulinos no Rei Pelé, que recebeu bom público

Por Bruno Martins 28/06/2026 08h27 - Atualizado em 28/06/2026 11h21
CSA derrota Lagarto, avança à terceira fase e enfrentará o Betim de Minas Gerais
CSA passa pelo Lagarto e agora vai jogar em Minas Gerais - Foto: Allan Max / Ascom CSA

O CSA avançou na noite de sábado (27) à terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D após vencer o Lagarto, de Sergipe, por 2x0 no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O adversário do Azulão será o Betim, de Minas Gerais, que reverteu derrota por 1x0 na partida de ida e fez 2x0 no Vitória, do Espírito Santo.

Por ter melhor campanha geral na competição, o CSA vai fazer a primeira partida no Sudeste e decidirá a vaga na quarta fase também em Maceió, no Rei Pelé. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve divulgar as datas dos confrontos após a definição dos outros classificados neste domingo (28) e na segunda-feira (29), quando ocorrerá a última partida da 2ª fase.

Em caso de classificação sobre os mineiros do Betim, o confronto dos possíveis adversários do CSA nas oitavas de final também já foi definido. O São Luiz, do Rio Grande do Sul, eliminou o Blumenau, de Santa Catarina, e vai enfrentar o Velo Clube, que tirou da competição o também paulista Água Santa.

O jogo

Precisando do resultado para escapar da decisão por pênaltis, o time alagoano foi para cima dos sergipanos. Mas o gol não saiu no primeiro tempo, mesmo com boas chances desperdiçadas, principalmente por Matheus Melo.

O time do CSA até chegou a marcar gol na etapa inicial com o seu artilheiro Rian Santana após ele receber grande lançamento de Camacho pelo alto, porém o bandeirinha assinalou impedimento.

O Lagarto pouco atacou na primeira etapa.

No segundo tempo, Moacir Júnior não chegou a fazer substituições para o início. Mas o CSA seguiu atacando e, em bola lançada em direção à grande área, Matheus Melo chegou antes do zagueiro do Lagarto e com a ponta do pé tocou para abrir o placar aos 10 minutos.

A pressão seguiu e o CSA continuava a buscar o gol para dar mais tranquilidade. E o segundo veio aos 19, quando Matheus Melo deu grande passe para Camacho do lado direito do ataque. O capitão achou Rian Santana, que entrou do lado esquerdo sem marcação, com um passe rasteiro e o artilheiro azulino fez mais um na Série D. Já são 10 gols marcados na competição.

A partir do segundo gol, Moacir começou a mexer na equipe e o CSA perdeu um pouco de rendimento. Entraram Ronaldo Mendes no lugar de Fabrício Bigode, Lucas Lima na vaga de Matheus Melo, Gustavo na saída de Dudu Figueiredo e perto do final Marcos Ytalo para a saída de Rian Santana e Everton Heleno na vaga de Camacho.

A grande chance da parte final foi do Lagarto, quando Bruninho chegou cara a cara com o goleiro Yago Oliveira, que fez grande defesa para garantir o 2x0.

Após isso, o CSA mais administrou a partida e garantiu a passagem à terceira fase.

Confira os gols: