Esportes

Real Madrid lidera ranking mundial de faturamento; Flamengo é o 29º

Por CNN Brasil 22/01/2026 16h00
Real Madrid lidera ranking mundial de faturamento; Flamengo é o 29º
Clube espanhol foi o que mais gerou receita pelo terceiro ano consecutivo, segundo relatório da Deloitte - Foto: Assessoria

O Real Madrid manteve-se como o clube com maior faturamento no futebol mundial na temporada 2024-25, enquanto o Liverpool, pela primeira vez, gerou a maior receita na Premier League, de acordo com relatório financeiro publicado nesta quinta-feira (22).

O clube espanhol liderou o ranking Football Money League da Deloitte com 1,16 bilhão de euros (US$ 1,36 bilhão) em receita, apesar de não ter conquistado nem LaLiga nem a Champions League.

Único clube a faturar mais de US$ 1 bilhão nas últimas duas temporadas, o Real Madrid se beneficiou em 2024-25 de um aumento expressivo de 23% na receita comercial — impulsionada por produtos licenciados e parcerias corporativas — para 594 milhões de euros, segundo dados da Deloitte.

O Barcelona, ​​rival histórico e atual campeão de LaLiga, ficou em segundo lugar com 975 milhões de euros, retornando ao top 3 pela primeira vez em cinco anos.

O Bayern de Munique, campeão da Bundesliga, ficou em terceiro lugar com 861 milhões de euros, à frente do Paris Saint-Germain, vencedor da Champions, com 837 milhões de euros.

O quinto lugar do Liverpool na lista global de clubes mais lucrativos, com 836 milhões de euros em receitas na temporada em que conquistou a Premier League, foi o melhor desempenho de qualquer clube inglês nos 29 anos de história do ranking.

O Manchester City caiu para a sexta posição, com 829 milhões de euros, seguido pelo líder da Premier League desta temporada, o Arsenal, com 822 milhões.

A queda do Manchester United

O Manchester United, que terminou em uma modesta 15ª posição na Premier League na temporada passada, caiu da quarta para a oitava posição em receitas, com 793 milhões de euros — sua pior posição de todos os tempos na Money League, que já liderou 10 vezes.

A Deloitte observou que a perspectiva de receita do United para a temporada atual piorará devido à sua ausência nas competições europeias e às eliminações precoces na FA Cup e na Copa da Liga.

"Se voltarmos 10 ou 15 anos, a receita de bilheteria do Manchester United era a líder do setor", disse Tim Bridge, sócio-líder do Grupo de Negócios Esportivos da Deloitte.

"Sua capacidade de gerar receita comercial era a referência para o mercado. Não acho que isso ainda seja verdade."

Seis times da Premier League figuram entre os 10 maiores do mundo, com o Tottenham em nono lugar, com 673 milhões de euros, e o Chelsea em décimo, com 584 milhões.

No geral, a receita dos 20 maiores clubes aumentou 11%, atingindo o recorde de 12,4 bilhões de euros. A receita comercial subiu para 5,3 bilhões de euros, impulsionada pela maior utilização dos estádios em dias sem jogos, pelo aumento dos contratos de patrocínio e pela melhoria das operações de varejo.

A receita de bilheteria foi a que cresceu mais rapidamente, com um aumento de 16%, chegando a 2,4 bilhões de euros, enquanto a receita de transmissão aumentou 10%, impulsionada pela expansão do Mundial de Clubes da Fifa nos Estados Unidos no último verão.

A Deloitte afirmou que a ascensão de alguns clubes da Liga Profissional Saudita e do Inter Miami, da Major League Soccer, pode desafiar a hegemonia financeira dos principais clubes europeus no futuro.

"Elencos repletos de jogadores estrelas tiveram um grande impacto no perfil global dos clubes e de ambas as ligas", declarou a empresa.

"Para a MLS em particular, capitalizar essa oportunidade após a Copa do Mundo de 2026 pode ser a chave para conquistar um novo mercado de fãs de futebol nos Estados Unidos."

O Flamengo é o clube brasileiro mais bem posicionado no ranking da Deloitte, na 29ª colocação, com uma receita de 202,7 milhões de euros.