Esportes

Com brilho de Arrascaeta, Flamengo vence Cruz Azul e avança à semi da Copa Intercontinental

Rubro-Negro volta a campo às 14h de sábado contra o egípcio Piramyds

Por Agência Brasil 10/12/2025 23h23 - Atualizado em 11/12/2025 01h42
Com brilho de Arrascaeta, Flamengo vence Cruz Azul e avança à semi da Copa Intercontinental
Arrascaeta marcou os dois gols rubro-negros contra os mexicanos do Cruz Azul - Foto: Adriano Fontes / Flamengo

O Flamengo levou a melhor no difícil Dérbi das Américas contra o mexicano Cruz Azul e garantiu a classificação para a semifinal da Copa Intercontinental. Em tarde inspirada nesta quarta-feira (10), o uruguaio Giorgian de Arrascaeta marcou os dois gols da vitória rubro-negra por 2 a 1, no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. Além da vaga na semi, o triunfo assegurou ao Flamengo o troféu do Dérbi das Américas (campeão da Libertadores x vencedor da Champions da Concacaf).

O time brasileiro volta a campo no próximo sábado (13), às 14h (de Brasília), contra o egípcio Pyramids. O vencedor decidirá o título contra o francês Paris Saint-Germain (PSG) no dia 17 de dezembro, uma quarta-feira.

O jogo

No primeiro tempo, o Cruz Azul levou perigo aos 12 minutos: pela esquerda, Rotondi recebeu passe de Rodríguez e chutou forte, com a bola passando rente à trave direita de Rossi. Dois minutos depois, o zagueiro Piovi errou na saída de bola e entregou para Arrascaeta, que aproveitou a falha, driblou o defensor e finalizou para abrir o placar.

Apesar da desvantagem, os mexicanos seguiram com mais posse de bola e marcação adiantada. Aos 18 minutos, Rotondi arriscou da meia-lua e quase empatou. A insistência deu resultado aos 43 minutos: Rotondi avançou pela esquerda, foi interceptado por Pulgar, mas o volante deixou a bola escapar. Na sequência, Carrascal tentou afastar e errou, permitindo que Jorge Sánchez acertasse um belo chute da entrada da área para empatar.

Na volta do intervalo, o técnico Filipe Luís substituiu Samuel Lino por Plata e reposicionou Bruno Henrique pela esquerda. Logo aos três minutos, Arrascaeta serviu Bruno Henrique, que finalizou bem, mas o goleiro Gudiño defendeu em dois tempos. Aos 21, Cebolinha entrou no lugar de Carrascal e deu mais velocidade ao ataque.

Aos 24 minutos, Arrascaeta lançou Plata, que quase ampliou com um chute cruzado de canhota que explodiu no travessão. Dois minutos depois, o camisa 10 uruguaio recebeu passe de Cebolinha, invadiu a área e, após falha da defesa mexicana, marcou de cobertura o segundo gol da partida.

Com a vantagem, o Flamengo seguiu pressionando e esteve mais perto de ampliar do que de sofrer o empate. O placar final de 2 a 1 garantiu a classificação rubro-negra para a semifinal contra o Pyramids, do Egito.

Confira os melhores momentos: