Esportes

Técnico do CSA vai avaliar nomes anunciados pelo clube para 2026

Motivo é a fase de montagem do elenco, que passa por uma ampla reformulação

Por Tribuna Independente 08/11/2025 08h55 - Atualizado em 08/11/2025 09h14
Técnico do CSA vai avaliar nomes anunciados pelo clube para 2026
Técnico Itamar Schülle está motivado para erguer o CSA à Série C - Foto: Allan Max / Ascom CSA

O técnico Itamar Schülle, apresentado oficialmente na quinta-feira (6), ainda não tem um esboço definido de como o CSA vai jogar. O motivo é a fase de montagem do elenco, que passa por uma ampla reformulação.

“Nós temos os nossos planos de como fazer uma equipe jogar. Mas isso depende fundamentalmente dos atletas que teremos. Não adianta eu ter um embasamento daquilo que acredito ser o ideal sem considerar as características dos jogadores. Estamos em um processo delicado, junto com o presidente Ney, a direção e o executivo Carlos, para montar esse elenco. Reformulação não acontece de um dia para o outro, é um processo. Quando estivermos com o grupo definido, teremos uma ideia melhor de como atuar e, então, poderemos colocar em prática a forma mais eficaz para que o CSA dispute as competições que tem pela frente”, explicou o treinador em coletiva.

A participação de Schülle na indicação de nomes já divulgados foi confirmada. A pré-temporada está prevista para começar no dia 18 de novembro.

“Na minha opinião, o treinador é um funcionário do clube. Ele tem suas opiniões, demandas e obrigações, tanto com a instituição quanto com a torcida. Não se pode chegar e exigir 30 atletas específicos. A montagem da equipe é feita em conjunto. Vencer sozinho não é possível. Alguns jogadores que estão chegando eu conheço, outros indiquei, e há aqueles com quem ainda não trabalhei. Mas tudo é fruto de um trabalho coletivo. Estamos imbuídos em recolocar o CSA no caminho das vitórias e no lugar que merece estar, junto ao seu torcedor. Cada contratação tem o aval da diretoria, do executivo Carlos e também o meu. O atleta de futebol não é uma máquina, não vem com uma etiqueta na camisa. É preciso avaliar e construir juntos”, destacou Schülle.

O presidente Ney Ferreira aproveitou a coletiva para atualizar sobre o cenário político e administrativo do clube. Ele informou que o CSA está em processo de investigação e organização interna após o afastamento da antiga diretoria, mas garantiu que salários estão em dia e que novos patrocinadores já foram firmados para 2026. “O CSA não parou. Estamos focados em organizar a casa e trazer resultados dentro de campo”, afirmou.

Ferreira também destacou que a escolha de Itamar Schülle foi baseada em sua identificação com o perfil exigente da torcida azulina e em sua experiência em superar momentos de dificuldade em outros clubes.