Esportes

Aloha Spirit acontece em Maceió e traz diversas modalidades de esportes aquáticos para a Pajuçara

Etapa Maceió encerra o campeonato de 2025 que já passou por Saquarema (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Caraguatatuba (SP)

Por Assessoria 26/09/2025 00h26
Aloha Spirit acontece em Maceió e traz diversas modalidades de esportes aquáticos para a Pajuçara
Esportes aquáticos invadem a Praia de Pajuçara neste final de semana - Foto: Assessoria

Um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, o Aloha Spirit Festival, está de volta a Maceió e acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês na Praia de Pajuçara, nas proximidades da nova roda gigante.

A etapa Maceió encerra o campeonato de 2025 que já passou por Saquarema (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Caraguatatuba (SP). Serão centenas de atletas e seus acompanhantes chegando de 15 estados brasileiros para a disputa de provas nas modalidades de Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Paddleboard e Maratona Aquática. Todos estes competidores são divididos entre amadores e profissionais e contará com a presença de grandes nomes do esporte nacional como Jessika “Moah”, uma das atletas que mais se destaca na atualidade. Moah chega com um currículo impressionante que inclui o título de atual campeã brasileira profissional de SUP Race, 2x vice-campeã mundial de SUP na modalidade Sprint e 3x Top 3 Pan-Americana de SUP Race e Luiz Guida “Animal”, uma verdadeira lenda do esporte. “Animal” é conhecido por sua força e resistência. Seus títulos falam por si: 6x campeão brasileiro profissional de SUP Race e Campeão Mundial de SUP Travessia – Molokai2Oahu.

De acordo com João Castro, CEO do evento, o Aloha Spirit não é apenas água ou competições, o evento entrega também entretenimento para o público em geral onde se pode destacar, as práticas de yoga gratuita, um show com o Teatro de Bonecos de Alagoas, cinema e uma festa, sábado à noite, na arena, com a banda Rock em Dobro. “Além da prática esportiva, o evento terá praça de alimentação preparada para alimentar e hidratar quem por lá passar. A chegada deste evento em 2024 e a sua reedição agora em 2025, reforça ainda mais a gestão municipal que valoriza e reconhece a importância do esporte como ferramenta de transformação social e saúde”, explicou.

Eduardo Canuto, Secretário de Esportes de Maceió, foi atleta e entende a importância do esporte na vida das pessoas, assim como a importância dos eventos com alcance nacional e internacional sendo realizados em Maceió. “Eventos assim influenciam positivamente pessoas à prática esportiva e, no caso do Aloha Spirit, a influência é ainda maior, afinal ocorre em ambiente aquático incrivelmente belo e com paisagens incomparáveis, só oferecidas pela nossa Maceió.”

Castro acrescenta que a presença no Nordeste é estratégica para o campeonato. “Hoje atletas de diferentes modalidades não querem só competir, mas fazer turismo aliado à competição. Esta é uma mudança de perfil orgânica que já vem sendo notada em qualquer modalidade esportiva pelo Brasil. Além disso existe um mercado crescendo espantosamente no Norte e Nordeste do país, atletas em número cada vez maior, mas ainda muito distantes do Sudeste, região que concentra hoje quase que a totalidade dos grandes eventos”, contou.

O Aloha Spirit Festival começa na próxima sexta-feira (26), às 14h, recebendo atletas para a entrega dos kits, mas a música já estará rolando e o fim de tarde na Pajuçara será acompanhado de uma astral verdadeiramente Aloha.

O evento tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Maceió, e é realizado pela Associação Magna de Desportes.