Esportes
Brasil vence a França de virada em jogo emocionante e lidera o Grupo C do Mundial
Seleção brasileira feminina de vôlei leva 2 a 0, mas se recupera em quadra e mantém 100% de aproveitamento no torneio

Foi difícil, sofrido. Entretanto, o Brasil cumpriu a missão neste domingo (24) ao vencer a França por 3 sets a 2 (21/25, 20/25, 25/15, 25/17 e 15/13) pelo Grupo C do Campeonato Mundial, realizado na Tailândia.
- Essa vitória foi muito importante. Começamos o jogo com dificuldade, e sabíamos que seria assim. A gente aos poucos conseguiu ir se ajustando e isso é muito importante no nosso caminho no Mundial. Não é a primeira vez que saio do banco, isso acontece com todo mundo, e a gente trabalha para isso como equipe. Essa mentalidade é que todas temos que ter. A gente precisava de energia para virar o jogo, e foi isso o que aconteceu - declarou Rosamaria.
A vitória canarinho deixa o Brasil na liderança, que deve ser confirmada em definitivo na próxima terça-feira, às 9h30 (de Brasília), diante do lanterna Porto Rico. A França, que ocupa a segunda posição, vai duelar com a Grécia. Duas equipes avançam para a próxima fase do torneio.
O jogo
A França - uma das seleções que mais evoluíram desde Paris 2024 - deu trabalho ao Brasil na etapa inicial, um panorama bem diferente do que as brasileiras encontraram na estreia diante da Grécia, atropelada por 3 a 0. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães protagonizaram um set equilibrado, mas não conseguiram frear os ataques rivais pelas pontas, e viram as adversárias fecharem a parcial em 25 a 21. Iman Ndiaye foi a maior pontuadora do primeiro set com seis pontos.

O Brasil não foi dominado pela França no segundo set, mas também não conseguiu se impor em quadra para colocar o favoritismo na prática. As francesas - a exemplo da parcial anterior - atuaram com segurança, tiraram proveito dos saques burocráticos do Brasil e ganharam confiança. O resultado não poderia ser outro: a França fechou em 25 a 20, anotando 2 a 0. Iman Ndiaye e Héléna Cazaute, uma vez mais, ditaram o ritmo em quadra.
No terceiro set, a seleção brasileira, enfim, melhorou em quadra, no embalo da entrada de Rosamaria. Após estar perdendo por 9 a 8, virou para 14 a 10. A defesa do Brasil começou a funcionar, especialmente, os bloqueios, o que se refletiu no placar. A torcida tailandesa, que é apaixonada pelas atletas brasileiras, despertou na arena. O treinador da França, Cesar Hernandez, deu descanso para algumas titulares ao notar que o set seria liquidado em breve. E, de fato, o Brasil atropelou por 25 a 15.
O Brasil conseguiu forçar a realização do quinto set ao empatar em 2 a 2. Com uma vitória por 25 a 17 na quarta parcial, a seleção brasileira fez jus ao status de favorita. Gabi, com 13 pontos, e Julia Kudiess e Bergmann, com 12 cada, brilharam, assim como Rosamaria.
A vitória no jogo decidiria, também, quem ficaria na liderança do Grupo C. E Brasil e França caminharam ponto a ponto no tie-break. A seleção brasileira, no entanto, se apresentava mais confiante ao empatar após estar perdendo por 2 sets a 0. Com um pontaço de Julia Bergmann pelo meio, a atleta canarinho anotou 9 a 6.
A França chegou a reduzir a diferença para um ponto, mas o Brasil assinalou 13 a 10, aproximando-se da vitória. Com um ponto de ataque, Diana levou a seleção brasileira o matchpoint. A França salvou o primeiro, mas, na segunda tentativa, houve suspense com duas revisões de vídeo consecutivas. A imagem mostrou que não teve toque no bloqueio francês e nem toque na rede (pedido de Zé Roberto Guimarães). Com 14 a 3, o Brasil fechou com um ataque bem sucedido de Julia Bergmann.
Confira os melhores momentos:
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria