Esportes

Nos pênaltis, Flamengo bate o Barcelona e é campeão do Mundial Sub-20

Por Lance 23/08/2025 19h06
Nos pênaltis, Flamengo bate o Barcelona e é campeão do Mundial Sub-20
Decisão aconteceu nos pênaltis - Foto: Divulgação/ Flamengo

Flamengo e Barcelona se enfrentaram neste sábado (23), na decisão do Mundial sub-20. Em um jogo tenso e cheio de emoção, o Mengo se tornou bicampeão da competição em uma disputa de pênaltis calorosa. Nanneti, goleiro do time, foi o grande herói. No tempo regular, as equipes empataram por 2 a 2.

A competição foi disputada em jogo único, e quem vencesse levava o troféu. Acompanhe as atualizações que foram feitas em tempo real!

Veja como foi o jogo

O Flamengo iniciou a partida em ritmo intenso e abriu o placar logo aos 10 minutos. Lorran aproveitou erro na saída de bola de Farré, recuperou a posse e, após jogada que contou com Matheus Gonçalves, finalizou para marcar. Pouco depois, Joshua quase ampliou, mas parou em boa defesa de Aller. Nos instantes finais da etapa, porém, o Barcelona reagiu, pressionou com mais força e levou perigo, com Virgili acertando a trave de Léo Nannetti.

No segundo tempo, o Barcelona manteve a pressão e passou a criar mais chances, enquanto o Flamengo buscava responder nos contra-ataques. Aos 25 minutos, a insistência dos espanhóis deu resultado: Virgili, que já vinha levando perigo, aproveitou falha da defesa rubro-negra e empatou a partida. Pouco depois, aos 30 minutos, foi divulgado o público recorde do Mundial Sub-20: 45.656 torcedores no Maracanã.

Nos minutos finais, o Barcelona virou a partida em cobrança de escanteio, com Cortés colocando os espanhóis em vantagem. Mas a resposta do Flamengo foi imediata: no lance seguinte, Iago apareceu de cabeça e deixou tudo igual novamente, mantendo o time vivo no jogo. A decisão ficou nas penalidades.

Em uma disputa de pênaltis emocionante, Carbone bateu o último, e gelado, foi nas redes. Flamengo campeão outra vez e explodiu o Maracanã. Ao todo, 45 mil torcedores comemoraram com os Garotos do Ninho.

(1´/1º Tempo): Bola rolando! A torcida do Flamengo marcou presença em peso. A posse começa com o Fla.

Torcida do Flamengo em peso (Foto: Lucas Bayer/ Lance!)(3´/1º Tempo): A partida começou com bastante troca de passes para ambos os lados. Os dois times intensos e mostrando jogo. O Barcelona conseguiu uma primeira chegada mais perigosa com Juan Hernández. Enquanto isso, Wallace Yan e Dyogo Alves, ambos do profissional do Flamengo, acompanhavam as equipes da arquibancada.

(10´/1º Tempo): Comemora, Nação! Matheus Gonçalves ajeitou a bola para Lorran no momento certo e tocou direto para o gol, abrindo o placar para o Flamengo. O gol saiu no momento no qual a torcida cantou a música em homenagem aos garotos do ninho, que morrem em 2019.

(20´/1ª Tempo): O Barcelona não abaixou a guarda após o gol do Flamengo. O time espanhol seguiu pressionando e sabendo controlar as jogadas. O Rubro-Negro pressionava a saída de bola, mas o adversário conseguia se recuperar facilmente. Enquanto isso, Filipe Luís acompanhava o jogo com atenção.

(30´/1º Tempo): Joshua arriscou e quase garantiu o segundo do Mengo. Aller, goleiro do Barcelona, fez a defesa.

(40´/1º Tempo): Gislau, do Barcelona, protagonizou uma cena curiosa. O jogador escorregou no gramado e perdeu a posse.

(44´/1º Tempo): Tentando o empate a todo custo, foi a vez de Virgili arriscar. Desta vez, a bola do Barça parou na trave.

Fim do primeiro tempo: O primeiro tempo terminou em vantagem para o Flamengo. Em um jogo bastante movimentado, Lorran quem encontrou a melhor oportunidade e abriu para o Rubro-Negro. O Barcelona pressionava, não desistia, mas as melhores jogadas travavam na defesa carioca.

(6´/2º Tempo): O Barcelona começou a levar mais perigo. Virgil invadiu a área e assustou a defesa flamenguista. Nestes primeiros minutos da etapa final, muito da pressão pertencia ao time espanhol.

(12´/2º Tempo): Joshua deu o passe para o gol, mas novamente, Aller tirou com o pé.

(22´/2º Tempo): O Barcelona não perdeu o foco. O time seguia pressionando bastante o Flamengo. Por outro lado, o time brasileiro tentava a sorte nos contra-ataques, mas assistindo o adversário chegar com perigo.

(25´/2º Tempo): E de tanto pressionar, o gol veio. O Barcelona deixou tudo igual com Virgili, que já havia assustado em outras oportunidades. A defesa do Fla não acompanhou.

(30´/2º Tempo): Público divulgado! Ao todo, 45.656 torcedores marcaram presença no Maracanã. Recorde de público na história do Mundial Sub-20.

(38´/2º Tempo): Nomoko recuperou a bola no meio, acelerou a jogada e abriu para Kluivert, que entrou livre na área. Ele bateu firme, mas Léo Nannetti fez defesa espetacular e salvou o Flamengo, mandando para escanteio.

(48´/2º Tempo): Nada feito! Nos minutos finais, o Barcelona virou o jogo após uma cobrança de escanteio e Cortés coloca a equipe à frente.

(49´/2º Tempo): E se engana quem pensava que tudo havia ido por água abaixo para o Flamengo. Se tem bambu... Iago, de cabeça, empata e coloca o Flamengo no jogo de novo. Será nas penalidades! Tudo ou nada.

Barcelona quem começou batendo, com Virgili. A bola entrou, sem chances para Léo Nannetti defender. João Victor, do Fla, foi o próximo, acertando também.

O time espanhol seguiu, desta vez com Juan Hernández batendo, mas com a defesa incrível de Léo Nannetti. Iago, autor do segundo gol, bateu gelado e tranquilo.

Oduro na bola, mas bateu bem também. Pablo Lúcio foi o próximo, também nas redes. Neste momento, 3 a 2 para o Fla. Cortés, autor de gol do Barça, pegou a responsabilidade. Sem chances de defesa também.

Felipe Teresa deu sequência. A promessa bateu no canto, enquanto Aller caiu para o lado oposto. Shane Kluivert, filho do astro mundial, foi bem também. O último pênalti do Flamengo ficaria com Matheus Gonçalves, mas Aller defendeu. 4 a 4.

Começaram as alternadas. Nomoko pelo lado do Barça, acertou. Lorran assumiu a chance na sequência. Frio, bateu bem demais. 5 a 5. Parriego foi o próximo, mas Nanneti defendeu de novo. O Flamengo tinha mais uma chance, se batesse acabou.

Estava nas mãos de Carbone, que via o Maracanã explodindo. No gol. E solta o grito de campeão.

FESTA DO MENGÃO!


Mais de 45 mil torcedores explodiam em comemoração. Antes mesmo do pênalti de Carbone, a torcida já estava agitada.