Esportes

Morre aos 54 anos ex-goleiro Flávio Pantera, um dos maiores ídolos do CSA

Por Tribuna Hoje 13/07/2025 19h19 - Atualizado em 14/07/2025 10h55
Morre aos 54 anos ex-goleiro Flávio Pantera, um dos maiores ídolos do CSA
Pantera foi um dos maiores ídolos do CSA - Foto: Acervo Pessoal

Morreu, na tarde deste domingo (13), em Maceió, o ex-goleiro Flávio Pantera, ao 54 anos. Um dos maiores ídolos da história do Centro Sportivo Alagoano (CSA), Pantera lutava contra um câncer de próstata desde 2024.

O CSA e a Federação Alagoana de Futebol (FAF) emitiram nota de pesar pela morte de Pantera. Veja abaixa as notas na íntegra:

CSA

"O Centro Sportivo Alagoano lamenta profundamente o falecimento do ex-goleiro Flávio, um dos grandes nomes da história do nosso clube. Ídolo da torcida azulina, Flávio vestiu a camisa do CSA com garra, talento e amor, sendo protagonista de momentos inesquecíveis que marcaram gerações.

Sua dedicação, carisma e espírito de liderança dentro e fora de campo deixaram um legado eterno, que jamais será esquecido por todos que fazem parte da Nação Azulina.

Neste momento de dor, o CSA se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Flávio, prestando nossas mais sinceras condolências. Que sua memória siga viva nos corações azulinos, como exemplo de paixão pelo futebol e pelo nosso clube.

Descanse em paz, Flávio. Obrigado por tudo."

FAF

"A Federação Alagoana de Futebol (FAF) manifesta, com profundo pesar, o falecimento de Flávio, ex-goleiro e um dos maiores ídolos da história do futebol alagoano.

Referência no gol do Centro Sportivo Alagoano (CSA), Flávio marcou época com atuações memoráveis, títulos e uma trajetória pautada por entrega, paixão e amor pelo esporte.

Além do CSA, Flávio Pantera foi ídolo do Athletico Paranaense. Ele foi campeão paranaense em 1998, 2000, 2001 e 2002 e do Brasileiro Série A em 2001.

Mais do que atleta, Flávio foi também um exemplo de superação. Vencedor dentro e fora das quatro linhas, enfrentou e venceu a dura batalha contra o câncer com coragem e fé, inspirando gerações com sua história de vida.

Estava prevista sua participação na cerimônia de premiação do Campeonato Alagoano Sub-17, ocasião em que seria homenageado pela FAF. Ainda que não tenha podido estar presente fisicamente, sua importância foi celebrada, e sua memória seguirá viva nos gramados e corações alagoanos.

Diante dessa perda irreparável, a FAF decreta luto oficial de três dias no futebol alagoano, em respeito à trajetória e ao legado de Flávio. Nossos sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e admiradores."