Esportes

Superação e paixão pelas águas: Felipe Knowles representa Alagoas no Brasileiro Juvenil de Inverno

Após sobreviver a um afogamento na infância, jovem atleta transforma trauma em paixão e leva Alagoas ao principal palco da natação juvenil brasileira

Por Assessoria 12/05/2025 15h50
Superação e paixão pelas águas: Felipe Knowles representa Alagoas no Brasileiro Juvenil de Inverno
Felipe Knowles, de apenas 15 anos - Foto: Assessoria

O nadador alagoano Felipe Knowles, de apenas 15 anos, se prepara para mais um grande desafio em sua promissora carreira esportiva: o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno, que será realizado entre os dias 27 e 31 de maio, em Uberlândia/MG. Felipe será o único atleta do estado de Alagoas na competição, após conquistar impressionantes seis índices classificatórios em provas como 400m e 1.500m livre, 100m e 200m costas, e 100m e 200m borboleta.

Por trás dos recordes e medalhas, há uma história de superação comovente. Quando tinha 1 ano e 7 meses, Felipe sofreu um afogamento na piscina da casa da avó, em Riacho Doce, e passou três dias internado, dois deles na UTI. “Graças a Deus e aos primeiros socorros rápidos, ele não teve sequelas”, relembra a mãe, Roberta Knowles. O que poderia ter se tornado um trauma irreversível virou o ponto de partida para uma paixão: a natação.

Desde então, ainda muito pequeno, começou a aprender os primeiros movimentos na água em casa. Na escola, logo se destacou nas aulas e passou a competir. A virada veio em 2022, quando foi selecionado para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no Rio de Janeiro. A experiência despertou nele o espírito competitivo e o desejo de se dedicar de forma mais intensa ao esporte.

Felipe Knowles, de apenas 15 anos



Hoje, Felipe é um dos grandes nomes da nova geração da natação alagoana. Ele é recordista absoluto do estado nas provas de 800m e 1.500m livre em piscina longa, e também detém o recorde absoluto dos 1.500m livre em piscina curta. Na categoria, soma ainda os recordes de 400m, 800m, 1.500m livre e 200m borboleta em piscina longa, além de 1.500m livre, 100m borboleta e 200m borboleta em piscina curta.

Também se aventurou nas águas abertas, chegando a nadar 5 km na Praia da Pajuçara e 4 km no Rio São Francisco. “Felipe é um atleta disciplinado, determinado e muito comprometido. Ele treina com foco e está sempre disposto a evoluir. O que ele vem fazendo na natação alagoana é histórico”, destacou o treinador Diego Calado, da Associação Atlética Diego Calado, onde Felipe treina atualmente.

Além do talento nas piscinas, Felipe se destaca por sua postura ética e espírito de equipe. Em seu currículo, constam participações em diversas competições regionais e nacionais, incluindo JEBs 2023 em Brasília, Copa Brasil de Águas Abertas e o Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão, também realizado em Uberlândia no ano passado.

Para Roberta, mãe e grande incentivadora, ver o filho superar o passado e brilhar nas águas é motivo de emoção: “Diante do susto que passamos, o que poderia ser um trauma na vida dele virou uma paixão, e para nós, pais, vermos essa trajetória é lindo demais!”, concluiu.