Esportes
Italiano Kimi Antonelli é pole position na corrida sprint do GP de Miami
Calouro da Mercedes conquistou primeiro resultado do gênero na carreira, em seu sexto GP na F1; brasileiro Gabriel Bortoleto é o 19º

Nem McLaren, nem RBR. O carro na frente na corrida sprint do GP de Miami, a ser realizada neste sábado, será a Mercedes do calouro Andrea Kimi Antonelli. Mais rápido da classificação desta sexta-feira, o jovem de apenas 18 anos anotou 1m26s482 em sua melhor volta, sustentando-a mesmo após as tentativas de Oscar Piastri, que larga ao seu lado, e Lando Norris.
Bortoleto, 18º após sua primeira volta no segmento de abertura, chegou a encostar no muro da curva 16. O brasileiro, porém, não conseguiu ritmo necessário e seu tempo foi superado, valendo só o 19º lugar no grid.

A Mercedes não conquistava uma pole no formato desde 2021, quando Valtteri Bottas largou em primeiro lugar na prova curta do GP da Itália; meses antes, Hamilton pôs o time na frente na etapa da Inglaterra. Desde então, apenas RBR e McLaren foram representadas na posição de honra do grid em sprints; a equipe austríaca é recordista, com nove aparições.
Antonelli, que completou 18 anos em agosto passado, disputa apenas seu sexto grande prêmio na Fórmula 1. O italiano, substituto de Lewis Hamilton no time alemão, torna-se o pole mais jovem da história da categoria - considerando as estatísticas de corridas sprint e de corridas tradicionais.
O recorde pertencia a Sebastian Vettel, que aos 21 anos, dois meses e 11 dias, largou da posição de honra no GP da Itália de 2008.
Resultado e grid de largada

SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados

Com o uso obrigatório de pneus médios, Verstappen anotou a volta de referência nos minutos iniciais, marca superada por Norris e, em seguida, Antonelli. O rsto do segmento seguiu sem mudanças na parte de cima da tabela; o primeiro a receber a bandeirada foi Hulkenberg, colega de Bortoleto na Sauber, em décimo. Pouco antes, Russell desbancou o colega da Mercedes da liderança.
Bortoleto não conseguiu melhorar seu tempo e foi de 18º a 19º, confirmando sua eliminação precoce por 0s3. O último a escapar foi Isack Hadjar, que teve sua primeira volta eliminada por exceder limites de pista mas conseguiu um 12º em sua última tentativa.
ELIMINADOS
16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
17º JACK DOOHAN (ALPINE)
18º YUKI TSUNODA (RBR)
19º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
20º OLIVER BEARMAN (HAAS)
SQ2 - dez minutos e cinco eliminados

Piastri abre o segmento na frente, com 0s1 sobre o colega Norris. Perto da bandeirada, porém, o britânico conseguiu superar o vizinho de garagem - Verstappen surgiu como o segundo mais rápido, mas ainda a 0s1 de Lando.
Hulkenberg, Ocon, Sainz, Hadjar, Alonso e Lawson completaram suas últimas voltas no fim da regressiva; deles, só Alonso e Hadjar conseguiram assegurar uma vaga na etapa final. Sainz teve seu giro deletado por limites de pista.
ELIMINADOS
11º NICO HULKENBERG (SAUBER)
12º ESTEBAN OCON (HAAS)
13º PIERRE GASLY (ALPINE)
14º LIAM LAWSON (RB)
15º CARLOS SAINZ (WILLIAMS)
SQ3 - oito minutos e disputa pela pole
Verstappen foi o primeiro a anotar uma volta rápida - e, até perto dos quatro minutos restantes, o único, antes de Russell superá-lo em 0s2. Norris, Pistri, Antonelli, Leclerc, Hamilton, Albon, Alonso e Hadjar deixaram suas tentativas únicas para os minutos finais da sessão, deixando os boxes a três da bandeirada.
Hamilton anotou a segunda melhor volta provisória; depois dele, Verstappen cruzou a linha de chegada na pole provisória. No entanto, Antonelli desbancou o tetracampeão da ponta, mantendo-se à frente mesmo após as tentativas de Piastri, a 0s045 dele, e Norris, a 0s1.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'