Esportes

Fortaleza é declarado pela Conmebol vencedor de jogo contra o Colo-Colo que teve invasão no gramado

Entidade decreta triunfo por 3x0 para time cearense por incidentes em partida, que registrou duas mortes fora do estádio e foi cancelada por confusão no gramado

Por Juscelino Filho e Thaís Jorge / globoesporte 30/04/2025 22h28
Fortaleza é declarado pela Conmebol vencedor de jogo contra o Colo-Colo que teve invasão no gramado
Partida foi suspensa após invasão de campo da torcida do Colo-Colo pela morte de dois torcedores antes do jogo - Foto: Javier Torres / AFP

O Fortaleza foi declarado pela Conmebol como vencedor da partida contra o Colo-Colo pela fase de grupos da Libertadores, em que houve invasão de torcedores ao gramado. O placar é de 3x0 para a equipe comandada por Vojvoda. O jogo foi interrompido por conta da invasão dos chilenos aos 24 minutos do 2º tempo. Houve duas mortes fora do estádio.

Também há obrigação de o Colo-Colo disputar com portões fechados os próximos cinco jogos como mandante em competições oficiais organizadas pela Conmebol. Tal sanção inclui a partida já disputada sem torcida, no empate por 1 a 1 com o Racing, em virtude da suspensão provisória.

Nos jogos restantes com portões fechados, somente pessoas ou grupos restritos poderão ter acesso ao estádio da equipe chilena. O Cacique será visitante nos dois últimos jogos da fase de grupos e só voltará a ser mandante no torneio em uma eventual oitavas de final.

A torcida do Colo-Colo foi proibida de comparecer nos próximos cinco jogos da equipe como visitante em competições oficiais organizadas pela Conmebol. O time também receberá a multa de 80 mil dólares (R$ 454 mil). A Conmebol ressalta.

- Cabe recurso contra esta decisão perante a Comissão de Apelações da Conmebol no prazo de 7 (sete) dias corridos a partir do dia seguinte à notificação dos fundamentos desta decisão.

As punições ao Colo-Colo:

Derrota por 3x0;

Cinco jogos com portões fechados nas partidas como mandante em competições da Conmebol;

Cinco jogos sem torcida nas partidas como visitante em competições da Conmebol;

e Multa de 80 mil dólares (R$ 454 mil).

O Fortaleza lançou uma nota nesta quarta-feira (30).

— Agradecemos à CBF pelo apoio institucional durante o processo. O respaldo da entidade foi fundamental para garantir o cumprimento das normas e a integridade da competição. Reforçamos nosso total repúdio a qualquer forma de violência no futebol. O esporte deve ser palco de paixão, respeito e união entre os povos, nunca de agressões e intolerância.

Na tabela

Com isso, o Fortaleza soma quatro pontos no Grupo E, em terceiro colocado. O Colo-Colo tem dois pontos e está na lanterna. O próximo duelo pela competição será na terça-feira (6), às 21h30, contra o mesmo Colo-Colo, na Arena Castelão.

Entenda

A partida entre Colo-Colo e Fortaleza foi cancelada após mais de uma hora de paralisação devido à invasão de torcedores dentro do gramado. O jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos terminou sem gols com a bola rolando.

Dois torcedores do Colo-Colo morreram atropelados por uma viatura da polícia fora do estádio, o que gerou revolta de parte da torcida. Feridos também foram levados para centros de saúde.