Esportes
Taquarana irá sediar a primeira edição da Corrida das Marias do Agreste

A cidade de Taquarana, no interior de Alagoas, irá sediar a primeira edição da Corrida das Marias do Agreste. O evento, realizado pelo Instituto Maria Edite da Silva – Casa das Marias, é aberto a todas as alagoanas, especialmente as que vivem no agreste do estado, para celebrar o a data 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Inscrições podem ser feitas até 13/03.
Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher, o 8 de março, serão promovidos dois eventos. O primeiro será o Encontro de Valorização dos Direitos das Mulheres e Combate à Violência, na próxima quinta-feira, 13/03, a partir das 13h30, no Ginásio Maria Iraci, em Taquarana. A realização é conjunta, do Instituto Maria Edite da Silva- Casa das Marias e as secretarias municipais da Mulher e da Assistência Social. Conta com mensagem gravada da Maria da Penha (mulher que deu nome a lei), palestra da juíza Eliana Machado, coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas, orientação jurídica e rodas de conversas com professores da Faculdade de Direito da Uninassau Arapiraca e participação da OAB Arapiraca.
A primeira edição da “Corrida das Marias do Agreste”, fecha a programação, em 29 de março, sábado, em Taquarana, agreste de Alagoas. No início da tarde, às 13h30, haverá palestra sobre a importância do esporte na transformação de vidas, superação e esporte como empreendedorismo, com o campeão olímpico, André Domingos, que participou de quatro olímpiadas, sendo medalhista em duas, além de vários títulos mundiais, considerado o segundo maior brasileiro de todos os tempos em velocidade. Também estará presente a maratonista alagoana sênior, Carminha, que começou a correr maratona aos 60 anos de idade e coleciona troféus e medalhas. Logo depois do encontro com os campeões, todos seguem para a concentração, marcada para às 15h, aquecimento, às 15h45, e largada, às 16h, em frente da antiga prefeitura, no centro da cidade.

Idealizado pela jornalista alagoana, natural de Taquarana, Cléa Paixão, que é fundadora e presidente do Instituto Maria Edite da Silva – Casa das Marias, organizador do evento, a corrida visa envolver mulheres, a partir dos 14 anos, de toda Alagoas e dos estados vizinhos do Nordeste, principalmente dos municípios do agreste alagoano. O evento terá um percurso de 5 quilômetros e oferece premiação para 1º, 2º e 3º lugares em duas categorias, geral e sênior. Todas as corredoras receberão o kit atleta – camisa, número de peito, sacola medalha e leque com violentômetro, e ainda um boné de brinde. No final da corrida, as corredoras participam de sorteio de brindes, pelo número de peito.
As inscrições podem ser realizadas até 13/03. O participante deverá escolher o tamanho de sua camisa na hora de sua inscrição online, no site específico da corrida (linque abaixo, fixado na bio do Instagram @imes.casadasmarias) por um valor simbólico de R$ 35,00 ou R$ 30,00, presencial nos municípios parceiros. Além de 100 inscrições sociais (gratuitas) para as mulheres dos cinco quilombos de Taquarana. Os recursos das inscrições serão revertidos para o projeto social “Informaria: inclusão da mulher rural e negra na tecnologia” da Casa das Marias. O público é incentivado a levar/doar um quilo de alimento não perecível para as mulheres em vulnerabilidade, cadastradas e assistidas pelo Instituto.
Além de ser um evento de estímulo à atividade física, a ideia da corrida é levar mulheres e homens a refletir e discutir sobre temas como fortalecimento das mulheres, igualdade, justiça e conscientizar a sociedade e o poder público sobre o grave problema social que é a violência contra a mulher. Cléa Paixão defende que o esporte é um dos meios de empoderamento das mulheres e recuperação da autoestima, inclusive para aquelas que sofreram violência, seja física ou psicológica. “Esporte melhora a qualidade de vida, a autoconfiança, a disciplina, a determinação e alivia o estresse. É saúde para o físico, para as emoções e para a mente. A igualdade de gênero não é uma luta só das mulheres, mas também dos homens, que podem e devem abraçar a causa. Não vamos avançar sem a contribuição de todos. Não dá para falar em responsabilidade social e sustentabilidade sem abordar temas como igualdade de gênero e de raça em todos os setores da sociedade para que tenhamos meninas, mulheres e idosas livres de qualquer tipo de violência”, argumenta Cléa. Ela também acrescenta que aquela mulher que não costuma correr pode fazer “camicorrida”, uma junção de caminhada com corrida. “O importante é participar e receber sua medalha de mulher vitoriosa no final. É um evento muito significativo para nós mulheres”
O evento terá a presença da secretária de Esporte de Alagoas, Lydia Pollyana, da atriz e embaixadora do movimento internacional Roda da Empreendedora, Kristhel Byancco e outras autoridades.
Inscrição: clique aqui
Circuito - A Corrida das Marias do Agreste, a partir da 1ª edição, se tornará um evento anual, um circuito, cada ano numa cidade, sempre no mês de março. O evento passará a ser, também, um atrativo turístico e cultural. Os organizadores trabalham para colocar no planejamento da Instância do Agreste (IGR) - que reúne representantes do poder público, de vários municípios do agreste alagoano, sociedade civil organizada e de entidades empresariais ligadas ao setor de turismo - e no calendário do estado. O município que participar com o maior número de mulheres na 1ª edição, sediará a Corrida 2026.
Parceiros do bem
– A corrida conta com o apoio de uma rede de prefeituras do agreste e empresas do bem, parceiras e parceiros das mulheres - prefeitura de Taquarana (por meios das Secretarias da Mulher e de Cultura, Esporte e Turismo), prefeituras de Arapiraca, São Sebastião, Tanque d’Arca e Camo Alegre, além de apoios de empresas locais, a exemplo da Academia Xtreme, Rede de Farmácia Sampaio, Novo Horizonte Proteção Veicular, Tendas Taquarana, Michael Iluminação, Max Impressão Digital e Autoescola irmãos.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série