Esportes

ASA sai na frente do CSA e vence primeiro jogo da semifinal

Zagueiro do alvinegro, Zulu faz grande partida e ainda marca o gol do time arapiraquense, o único da partida

Por Bruno Martins 16/02/2025 17h59
ASA sai na frente do CSA e vence primeiro jogo da semifinal
Zaga do ASA, a melhor do Campeonato Alagoano, conseguiu parar o ataque do CSA e garantir vitória no jogo de ida das semifinal - Foto: Allan Max / Ascom CSA

O ASA saiu na frente do CSA na semifinal do Campeonato Alagoano de 2025. Jogando em seus domínios, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o alvinegro fez 1x0 e vai para Maceió podendo empatar a partida de volta para chegar à grande final. 

No jogo decisivo, que acontecerá no próximo sábado (22) no Estádio Rei Pelé, o Azulão terá que vencer por um gol de diferença para levar a partida para os pênaltis. O time azulino só avança à final direto se ganhar por mais de dois gols de diferença.

Quem avançar, enfrentará quem passar da disputa entre CRB e Penedense. O Galo de Campina venceu o time ribeirinho no sábado (15) em Maceió e poderá até perder por um gol de diferença em Penedo no próximo domingo (23) que se classifica à final.

O jogo

O CSA começou controlando melhor as ações de jogo no começo da partida, porém pecava na falta de efetividade nas finalizações. As chances mais claras foram em chutes de Guilherme Cachoeira. O primeiro foi para fora e o segundo rasteiro foi bem defendido pelo goleiro Matheus Vinícius.

O ASA então começou a encontrar espaços. Em uma chance, Júnior Viçosa bateu de fora da área, mas a zaga do CSA desviou para escanteio aos 19 minutos. Nesse escanteio, Georgemy fez duas grandes defesas e  o alvinegro seguiu em pressão até achar o gol.

Após gol evitado em cima da linha pela zaga azulina, a bola voltou para os pés do ASA. Sammuel fez cruzamento perfeito para o zagueiro Zulu que, marcado apenas por Raphinha, conseguiu subir mais e cabecear para abrir o placar. Eram 21 minutos do primeiro tempo.

A partir daí, o ASA cresceu no jogo e o CSA pareceu sentir o golpe. Em nova chance,  Georgemy foi exigido em chute de Thiago Alagoano e conseguiu defender aos 29 minutos.

Sem outras grandes chances, a etapa inicial terminou em 1x0.

Os dois clubes mexeram no intervalo. No ASA, Júnior Viçosa saiu para a entrada de Otávio, e no CSA, entraram Camacho e Álvaro para os lugares de Gustavo Nicola e Silas, respectivamente.

As mudanças animaram o CSA, que teve chance em chute Brayann logo aos dois minutos, o goleiro do ASA mandou para escanteio. Aos 14 em mais uma tentativa do meia azulino, Matheus Vinícius ganhou o duelo defendendo novamente.

Igor Bahia teve oportunidade de cabeça aos 15 minutos, mas concluiu a bola no meio do gol, onde Matheus estava bem posicionado para defender sem problemas.

A melhor chance do ASA na segunda etapa veio com Thiago Alagoano. Ele tentou tirar do alcance de Georgemy e bateu a bola muito próxima à trave esquerda azulina.

No final do jogo, aos 43, o CSA voltou a pressionar. Robinho, que entrou no lugar de Guilherme Cachoeira, fez quase tudo certo. Puxou a marcação, ajeitou a bola para o pé direito e bateu no canto esquerdo de Matheus Vinícius que mais uma vez estava lá para defender e manter a melhor defesa do campeonato com apenas um gol sofrido na competição.

Já nos acréscimos, aos 48, quando o goleiro do ASA estava vendido no lance, Gustavinho bateu fraco por cima do goleiro, dando tempo para o zagueiro Zulu salvar quase em cima da linha. Esse foi o último lance de perigo na partida.