Esportes

Marcos Barbosa retira candidatura no CRB

Objetivo principal do ex-presidente é não “dividir clube para somar forças”, disse em carta aberta à torcida regatiana

Por Júnior de Melo - editor de Esportes / Tribuna Independente 17/12/2024 09h54
Marcos Barbosa retira candidatura no CRB
Marcos Barbosa retirou a candidatura para a presidência do CRB - Foto: Divulgação

A chapa de Marcos Barbosa, composta por Roberto Fernandes na vice-presidência, Wilton Figueroa na coordenação do comitê gestor e Alexandre Gomes de Barros na subcoordenação, não vai mais concorrer nas eleições do CRB que acontecem amanhã. Após ouvir muitos conselhos, Barbosa optou por retirar a candidatura. Ontem, o presidente do Conselho Deliberativo, Kennedy Calheiros, falou com a imprensa e detalhou como seguirá o processo eleitoral do clube. Com a saída de Marcos Barbosa, a chapa encabeçada por Mário Marroquim, que concorre à reeleição, deve ser aclamada.

A ação movida pelo ex-candidato Marcos Barbosa também foi anulada. Ele ajuizou a ação alegando irregularidades no processo eleitoral para a escolha da Diretoria Executiva do CRB, mas o advogado Marcelo Brabo fez a solicitação na 8ª vara da desistência do processo. “O presidente Marcos, mostrando o grande regatiano que é, mostrou que ama o clube e aceitou desistir da candidatura. Nós temos que agradecer o empenho do presidente Marcos nesses 10 anos, construindo o que o CRB é hoje, e esse grande gesto dele tem que ser exaltado”, disse Calheiros.

Dia 18, amanhã, acontecerá uma aclamação. “É natural que existam candidaturas, e é natural que existam problemas. Mas no DNA do CRB sempre foi de união e de aclamação. O CRB se mantém em paz. Na Série B, o único clube que não tem dívida é o CRB”, destacou o presidente do conselho.

Marroquim terá Eduardo Marinho na vice-presidência, Enaldo Marques na coordenação do comitê gestor e André Carneiro na subcoordenação. No início da manhã de ontem, um pronunciamento oficial foi dado pelo ex-presidente Marcos Barbosa, para explicar ao torcedor o real motivo de sua saída da corrida eleitoral regatiana.

“Vocês que são a força que impulsionou cada movimento meu nos últimos anos, em especial na década que tive a honra de ser o presidente do Clube de Regatas Brasil. Ouvi com carinho o pedido de muitos torcedores, amigos, conselheiros e alvirrubros sobre participar da eleição no Galo, onde passei a concorrer a mais um mandato.

Isso mexe com o sentimento de uma forma quase impossível de explicar. CRB é nossa vida. Suas derrotas e vitórias alteram o nosso dia e só quem possui o DNA regatiano sabe do que estou falando nesse momento. Diante de uma série de fatores que estão provocando reações que podem não ser boas para o clube, acabo de tomar uma decisão que não foi fácil, mas que precisava ser tomada, se verdadeiramente nós estamos querendo o bem do CRB. Dividir o clube é algo que nós estamos vendo o quanto causa danos, temos exemplos perto e longe de nós para nos guiar.

Por isso, decido retirar o meu nome para a eleição do CRB que será realizada no dia 18. Hoje, mais do que nunca, acredito que o Galo precisa de união. Meu compromisso com o clube vai permanecer inabalável, mas entendo que é hora de somar forças, para que o CRB siga crescendo e se consolidando como uma potência no futebol brasileiro.

A missão de resgatar um clube que estava à beira de um quadro de insolvência foi árdua, cheia de adversidades e contrariedades. Mas vencemos! De um clube repleto de dívidas, 7 folhas salariais em atraso e sem ter o direito de nem ter uma conta bancária, arregaçamos as mangas e, junto a outros abnegados regatianos, tiramos o CRB do fundo do poço para se transformar no clube que ele verdadeiramente é. CRB é uma referência no Nordeste, sendo dono de um dos CTs mais expressivos do País. E construir tudo isso também foi através de uma decisão de quem ama o CRB.

Agradeço, do fundo do meu coração, a todos que me apoiaram e foram rochas sólidas ao longo desses anos como presidente. Sou grato demais, também, a todos os torcedores e conselheiros que buscaram encaminhar para a gente um novo mandato. Refleti muito, junto com minha família, ouvindo conselheiros e amigos próximos, para tomar essa decisão difícil de abrir mão da minha candidatura à presidência do clube. Clima de divisão não é uma coisa legal, e acredito que ninguém tem o nome acima da história do CRB.

Isso nem de perto é um adeus! Estou sempre aqui para ajudar no que for preciso e solicitado, pronto para trabalhar em prol do CRB. E vocês me conhecem, não deixarei, como parlamentar, de ajudar o CRB como já o faço nos dias atuais, buscando recursos para o nosso Galo. Continuem contando, também, com o apoio da vereadora Silvânia Barbosa, que não medirá esforços para ver o CRB melhor e mais forte. Confio demais nos caminhos de Deus, e a felicidade nunca esteve tão próxima do CRB. Construímos um caminho para isso. Somos abençoados, não tenho nenhuma dúvida.

Um grande abraço no coração de todos vocês, seu eterno presidente, Marcos Barbosa”, escreve a nota.

Caso a disputa fosse mantida, para votar, segundo o Estatuto do CRB, o conselheiro tem que estar em dia com as obrigações e enquadrado nas modalidades de conselheiro nato e benemérito. Sócio-proprietário e sócio-torcedor nas categorias de Galo Fiel Diamante ou Galo Fiel Ouro também participam da eleição.