Esportes

Estudantes alagoanos participam de competição

Por Tribuna Independente 29/11/2024 08h17
Estudantes alagoanos   participam de competição
A delegação alagoana contará com 13 integrantes, entre paratletas, treinadores e acompanhantes - Foto: Divulgação

Alagoas fará parte da maior festa do paradesporto nacional. Começou na quarta-feira (27) e seguirá até o dia 30 (sábado), em São Paulo, as Paralimpíadas Escolares. O time alagoano tem o apoio do Governo de Alagoas, por meio de parceria entre as Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e Secretaria da Educação (Seduc).

A delegação alagoana conta com 13 integrantes, entre paratletas, treinadores e acompanhantes. A competição reunirá mais de dois mil paratletas com idade escolar, para disputa de 13 modalidades.

Os alagoanos estarão em disputa no atletismo, badminton e bocha. A secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, destacou a importância de apoiar e garantir a presença dos paratletas alagoanos na competição.

“A participação dos alunos com deficiência do Estado de Alagoas, representa um passo significativo para a promoção da inclusão social e educacional. Este evento é um espaço importante para o reconhecimento e valorização dos talentos esportivos dos jovens com deficiência, além de fortalecer a autoestima e a confiança pessoal desses alunos. Além disso, a participação em eventos como esse, reforça o compromisso do Governo de Alagoas com políticas públicas de inclusão, destacando a importância do esporte educacional como um direito de todos”, afirmou.

Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem o alagoano Yohansson Nascimento como presidente, as Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.