Esportes

Igaci e Zumbi começam a decidir a segundona

Decisão da vaga única para a primeira divisão do Campeonato Alagoano é em dois jogos e começa neste sábado (2)

Por Tribuna Independente 02/11/2024 09h30 - Atualizado em 02/11/2024 09h54
Igaci e Zumbi começam a decidir a segundona
Neto Baiano é uma das estrelas da segunda divisão do Alagoano - Foto: Divulgação

Igaci e Zumbi querem uma vaga na elite de Alagoas. As equipes se destacaram nas semifinais do Campeonato Alagoano Série B Sub-23 e garantiram vaga na final. O Igaci eliminou o Guarany Alagoano, enquanto o Zumbi venceu o CEO de Olho d’Água das Flores. Como o Zumbi obteve a melhor campanha ao longo de toda a competição, terá a vantagem de disputar a partida decisiva em casa, no Estádio Orlando Gomes de Barros, em União dos Palmares.

A série final será decidida em duas partidas, marcadas para este sábado e o próximo (2 e 9 de novembro). O primeiro jogo acontece no Estádio Zequinha Barbosa, em Igaci, às 15h. Em caso de empate na contagem de pontos após os dois jogos, o critério de desempate será o saldo de gols, e persistindo o empate, a decisão irá para os pênaltis. As finais serão transmitidas ao vivo em canal aberto pelo Canal Futura (nos canais 28.1 e 28.2), proporcionando visibilidade adicional para o futebol alagoano.

Esta semana as equipes alinharam os últimos detalhes para as partidas decisivas que apontarão o campeão da temporada e o time que subirá para a elite do futebol alagoano em 2025. Entre as definições, está o acordo para que não haja venda de ingressos para torcedores visitantes no dia do jogo. O clube mandante será responsável por enviar ingressos antecipados ao clube visitante. Também foi decidido que o mandante deve disponibilizar uma área com infraestrutura completa para receber a torcida visitante, atendendo a uma solicitação da FAF.

Pedro Paulo, presidente do Igaci, destacou o entusiasmo da torcida local, que espera o retorno do time à primeira divisão após 15 anos. Djair Lucena, presidente do Zumbi, enfatizou a empolgação dos torcedores e o compromisso do clube em conquistar o título.

Uma novidade para os dois jogos da grande final será a introdução do VAR Light, uma versão mais econômica do sistema de arbitragem por vídeo, que promete democratizar a tecnologia, sendo usada em competições de menor porte. Com um custo 50% menor do que o VAR tradicional, o VAR Light utiliza menos câmeras e requer uma infraestrutura mais simples, o que torna sua implementação mais acessível.

Dois personagens importantes destas finais serão Neto Baiano pelo Zumbi e Didira pelo Igaci. Os dois fizeram história em CSA e CRB e devem ser os principais destaques de seus clubes nessa busca pela primeira divisão. Essa semana os atletas participaram de uma live promovida pela FAF e aumentaram a expectativa dos torcedores.