Esportes

Ituano goleia Ponte Preta e recoloca o CRB na zona de rebaixamento

Em duelo paulista, time de Itu fez 4x1 contando com noite inspirada de Bruno Xavier, que marcou três gols

14/09/2024 02h03
Ituano goleia Ponte Preta e recoloca o CRB na zona de rebaixamento
Ituano goleou e Gabriel Xavier (esq.) fez três dos quatro gols sobre a Ponte Preta - Foto: Miguel Schincariol / Ituano

A 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro foi aberta na noite desta sexta-feira. Jogando fora de casa, o Ituano superou a Ponte Preta, por 4 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli. Bruno Xavier (3x) e Thonny Anderson marcaram para o time visitante, enquanto Iago Dias descontou para os donos da casa.

Com o resultado, o Ituano dormirá fora da zona de rebaixamento da Segunda Divisão nacional. Com isso, o CRB cai para o 17º lugar da competição, mas ainda jogará na rodada, já que enfrenta o Sport no domingo (15). O Galo de Itu chegou aos 28 pontos e assumiu, provisoriamente, a 15ª colocação. Do outro lado, a derrota complicou a vida da Ponte Preta, que aparece na 14ª posição e segue com 29 pontos, sem conseguir se distanciar do Z4.

Agora, os clubes retornam aos gramados em dias distintos pela 27ª rodada da Série B. O Ituano visita o Avaí nesta terça-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), na Ressacada. Enquanto isso, na próxima quinta-feira, a Ponte Preta encara o CRB, no Estádio Rei Pelé, às 19h30.

O jogo

O Ituano abriu o placar no Moisés Lucarelli logo aos três minutos de jogo. Vinicíus Paiva fez grande jogada pelo lado esquerdo, driblou a marcação da Ponte, invadiu a grande área e cruzou para trás. Thonny Anderson finalizou e o goleiro Pedro Rocha fez a defesa. Na sobra, porém, a bola pegou no travessão e Bruno Xavier completou para o fundo das redes.

Foi aos 14 minutos que a Ponte Preta, depois de pressionar o rival, chegou ao gol de empate. Élvis recebeu na entrada da área, mas não dominou e a bola sobrou com Novaes, que deixou para Iago Dias. O atacante chutou forte, sem chances para o goleiro Jefferson Paulino, e deixou tudo igual.

Com 31 minutos, a Ponte Preta melhorou na partida e chegou com perigo ao gol do Ituano. Após cobrança de escanteio de Élvis para o meio da área, Joilson subiu de cabeça, mas não pegou em cheio na bola e mandou nas mãos do goleiro Jefferson Paulino.

Com 37 minutos no relógio, o Ituano respondeu com mais uma grande oportunidade gerada por Vinícius Paiva. O camisa 7 arrancou com a bola e invadiu a grande área, mas na hora do chute não conseguiu finalizar bem e Pedro Rocha saiu bem do gol para fazer a defesa. No lance seguinte, Thonny Anderson arriscou e o goleiro da Ponte defendeu novamente.

Aos dois minutos da segunda etapa, o Ituano criou uma nova chance - dessa vez com a bola parada. Marcinho cobrou falta da intermediária e chutou forte para o gol, obrigando o goleiro Pedro Rocha a espalmar para o lado. Ninguém do Galo de Itu, porém, conseguiu o rebote.

E foi com 11 minutos no relógio que o Ituano conseguiu se colocar em vantagem no jogo novamente. Bruno Xavier apareceu sozinho do lado direito e cruzou para dentro da área. Thonny Anderson subiu mais alto que a zaga da Ponte Preta e cabeceou para o gol, marcando o segundo gol da equipe visitante.

Com 22 minutos, o Ituano ampliou a vantagem no marcador para dois gols. Bruno Xavier recebeu linda enfiada de bola de José Aldo e deu uma linha cavadinha na saída do goleiro Pedro Rocha para anotar o terceiro gol do Galo de Itu na partida. O tento inicialmente foi anulado por impedimento, mas após revisão do VAR, foi confirmado: 3 a 1.

E foi apenas seis minutos depois que o Ituano marcou seu quarto gol no confronto. Thonny Anderson fez belo giro e conseguiu lançamento para Vinícius Paiva. O atacante invadiu a grande área e cruzou rasteiro para Bruno Xavier, que teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes e fazer 4 a 1.