Esportes

CSA e CRB duelam pela liderança do Campeonato Alagoano domingo (28)

Clássico das Multidões da fase inicial do estadual coloca frente a frente rivais em situações bem parecidas

Por Tribuna Independente 27/01/2024 09h04 - Atualizado em 27/01/2024 09h40
CSA e CRB duelam pela liderança do Campeonato Alagoano domingo (28)
Em 2023, CSA e CRB se enfrentaram apenas duas vezes na temporada e este ano pode ser só uma partida - Foto: Assessoria

CSA e CRB entram em campo neste domingo para o clássico de número 524 (segundo levantamento do ge). O jogo pela terceira rodada da Campeonato Alagoano, coloca os rivais frente a frente disputando a liderança. Ambos têm seis pontos. Os regatianos têm 188 vitórias, contra 157 dos azulinos. Foram registrados ainda 178 empates na história do confronto. O Azulão tem menos vitórias, mas, curiosamente, fez mais gols: 635, contra 619 do Galo. O confronto de domingo pode ser o único clássico de 2024, uma vez que as equipes não irão se encontrar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Nordeste. Caso um deles não passe para as semifinais do estadual, esse seria o jogo único do ano envolvendo os dois rivais.

O técnico Daniel Paulista montou uma base para 2024 no CRB e repetiu duas vezes o time nas duas vitórias pelo Campeonato Alagoano (Penedense e Murici). Assim, já tem uma ideia do que vai fazer no clássico. A tendência é que ele mantenha a formação com: Matheus Albino Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Willian Formiga; Falcão, Rômulo e Jorginho; Mike (Facundo), Léo Pereira e Anselmo Ramon.

A posição de Mike no ataque continua aberta, até porque o CRB contratou o uruguaio Facundo Labandeira, que ainda está melhorando o condicionamento físico, e encaminhou o acerto com o argentino Alexander Díaz.

Na lateral esquerda, Formiga saiu na frente de Vitinho na disputa, mas ainda precisa mostrar serviço para segurar o posto. Ele, ao contrário de Guilherme Romão, negociado com o Atlético-GO, é um jogador que se destaca mais na defesa.

Por enquanto, até pelo entrosamento, Daniel está mantendo a espinha dorsal de 2023. As novidades no time são o goleiro Matheus Albino (ex-Botafogo-SP), o lateral Willian Formiga (ex-Ceará), o volante Rômulo (ex-Criciúma) e o meia Jorginho (ex-Sport). Nos primeiros jogos do ano, o atacante Léo Pereira vem chamando atenção. Fez um gol, deu uma assistência e protagonizou boas jogadas, principalmente pela ponta esquerda.

O CSA vem de duas vitórias no campeonato, contra Coruripe e Cruzeiro-AL, sendo líder por conta do saldo de gols: 3 a 2.

O grupo conta com um reforço importante. O nome do meia Marcinho (ex-Sampaio Corrêa) foi publicado no BID da CBF e ele já pode estrear. O técnico Marcelo Cabo havia informado que o meia vem treinando bem no CT Gustavo Paiva e seria relacionado quando fosse regularizado.

Cabo disse ainda que “tem uma boa dor de cabeça” para escalar o camisa 10. Gustavo Xuxa é o artilheiro do estadual, com dois gols, e ele ainda tem à disposição Marcinho, Caio Vitor e Rafinha. A 26ª contratação do CSA no ano, Marcinho, no entanto, tende a ser titular quando estiver 100% fisicamente. Ele tem 28 anos e estava no Al Nasr Benghazi, da Líbia, antes de fechar com a diretoria azulina.

O atacante Alisson Farias continua fazendo um trabalho de pré-temporada, mas estreou quarta na vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro-AL. Ele ainda não está 100%, mas, segundo Cabo, tem condições de atuar entre 20 e 30 minutos.

PM vai trabalhar com TAC assinado pelas torcidas

CRB e CSA assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para combater a violência entre os torcedores. O documento foi assinado junto da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Federação Alagoana de Futebol (FAF), Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e o Ministério Público Estadual (MP/AL).

Segundo informações da Polícia Militar, há a previsão da manutenção da fiscalização com câmeras em todos os setores do estádio e nos arredores, além do monitoramento dos torcedores através de reconhecimento facial nas entradas do Rei Pelé. No documento também consta a setorização das arquibancadas para o clássico e a organização de acesso e saída.

Para ter acesso ao Rei Pelé, as torcidas organizadas deverão cumprir uma série de recomendações, como manter o cadastro de seus membros atualizado conforme modelo passado pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), da PM.

Faixas, materiais e instrumentos musicais estão liberados, mas somente após notificação prévia à Polícia Militar. O acesso para quem entrar com esses objetos está limitado à rampa nº 2 do estádio, devendo ser realizado até uma hora antes do início da partida. No entanto, materiais das torcidas que possuam alguma restrição judicial não serão liberados.