Esportes
Primeira Corrida do Portuário acontece no Francês no próximo final de semana
Em comemoração ao dia do Portuário, no próximo domingo, 28 de janeiro a praia do Francês será sede da I Corrida do Portuário. A data reconhece a importância do setor portuário para a economia brasileira. Como forma de homenagear o primeiro Porto de Alagoas é que a corrida acontece no Francês (veja história abaixo). As inscrições estão sendo feitas através do site https://www.oxeeventos.com/eve... no valor de R$ 79,90, os atletas ainda podem fazer a inscrição.
O dia do Portuário remete ao dia que a Carta Régia foi assinada por D. João VI em 1808, determinando a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, representando o fim do monopólio português de comércio. Na ocasião a Macelog, uma das grandes empresas de logística portuária também comemora seus 10 anos de atuação e sucesso no Porto de Maceió.
As provas serão disputadas nas modalidades 5km e 10km dentro do Francês, além do pedal de 50km, saindo do Porto de Maceió. Uma experiência incrível para quem vai participar do evento. O kit do atleta inclui camisa da prova, número de peito, chip para cronometragem do percurso, squeeze e viseira. A entrega dos kits ocorrerá no sábado 27 de fevereiro na loja M.Sports, localizada na rua Profa. Maria Esther da Costa Barros N° 239 Jatiúca, das 9h às 15h.
Todos os participantes irão ganhar medalha e para os primeiros colocados geral masculino e feminino troféus, incluindo faixa etária. No pós prova os atletas contarão com a animação das bandas, Rock em Dobro e Boca de Forno que irão deixar a festa ainda mais descontraída e leve para os participantes desfrutarem a estrutura da praia do Francês e as delícias deste lugar paradisíaco.
PRIMEIRO PORTO
O primeiro Porto de Alagoas foi na praia do Francês local onde chegavam navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil, o que deu origem ao nome Praia do Francês. Em 1855 o Lazareto do Porto do Francês foi construído com a finalidade de isolar em quarentena passageiros procedentes de lugares infectados, onde receberiam medicamentos e a atenção de cirurgiões do corpo de saúde do Exército.
“Escolhi a costa do Porto do Francês três léguas ao Sul desta Capital, aonde as correntes dos ventos não podem danificar os povoados vizinhos, e podem ancorar em porto seguro os navios que trouxerem doentes a bordo, e que deverem ser infectados”. (Sá e Albuquerque)
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém