Esportes

Argentino que fez quatro gols no Real Madrid era desejo do Palmeiras

Taty Castellanos, de 24 anos, atinge feito que há 10 anos não era alcançado contra merengues

Por globoesporte 25/04/2023 18h22
Argentino que fez quatro gols no Real Madrid era desejo do Palmeiras
Castellanos comemora gol pelo Girona contra o Real Madrid - Foto: David Borrat / EFE

Taty Castellanos marcou seu nome na história ao fazer os quatro gols da vitória do Girona sobre o Real Madrid, por 4 a 2, pela 31ª rodada da LaLiga, nesta terça-feira. Foi a primeira vez em dez anos que os merengues sofreram um poker-trick. E isso não acontecia pelo Campeonato Espanhol desde 1947. O autor da façanha é um atacante argentino de 24 anos, revelado no futebol chileno, de antigo interesse do Palmeiras e que vive sua primeira temporada na Europa.

"Foi uma noite dos sonhos. É uma felicidade, nunca imaginei isso. Curtindo com as pessoas, minha família, o povo da Argentina que sempre me apoia. Isso é fundamental", disse Castellanos após marcar quatro gols na vitória do Girona sobre o Real Madrid.

Castellanos está atualmente emprestado pelo New York City ao Girona. É atualmente o artilheiro da equipe. Foi a 12 gols na temporada 2022/23, sendo 11 deles no Campeonato Espanhol e um na Copa do Rei.

O argentino chamou a atenção do clube espanhol pelo desempenho em quatro anos com a camisa do time de Nova York. A temporada mais artilheira foi em 2021, quando marcou 23 gols, sendo 22 na MLS. Em 2019, seu primeiro ano cheio nos Estados Unidos, balançou a rede 11 vezes, sob comando do técnico espanhol Domènec Torrent, que viria a ser o treinador do Flamengo no meio do ano seguinte.

Enquanto atuava na MLS, Castellanos despertou o interesse do Palmeiras em 2020 e 2021. Ele chegou a ter um acerto encaminhado com o clube brasileiro, mas a diretoria do New York City não liberou o jogador. Nessa época, o atacante fazia parte da seleção sub-23 da Argentina.

Castellanos foi revelado pela Universidad de Chile em 2017. Estreou como profissional em abril, ao entrar no fim do segundo tempo de um jogo contra o Corinthians pela Copa Sul-Americana. Em julho já estava no Torque, do Uruguai, pelo qual disputou 30 jogos e marcou cinco gols em 12 meses. Em julho de 2018, foi para o New York City, clube que mais defendeu na carreira até o momento: 134 jogos e 59 gols. O empréstimo para o Girona foi firmado em julho de 2022.

Embora tenha participado de seis jogos pela Argentina Sub-23, todos pelo Pré-Olímpico para as Olimpíadas de Tóquio 2020, Castellanos não foi convocado nenhuma vez para a seleção principal. Isso abre caminho para que possa defender outros países, como o Chile e os Estados Unidos. Porém, a Argentina é tratada como a única opção pelo jogador.

- É o meu primeiro ano na Europa. Queria vir para que me enxergassem na Argentina. O Chile me quis, estive mais de quatro anos nos Estados Unidos e também se falava que podia me naturalizar, mas a verdade é que isso nunca me passou pela cabeça. Morro pela minha bandeira. Vestir a camisa da seleção argentina é o mais bonito que pode acontecer - disse Castellanos a ao programa "Son Aviones", da internet argentina.