Esportes

Escola Estadual Rosalvo Ribeiro representa Alagoas no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino

Competição promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar reúne quase 30 equipes de várias regiões do país

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc/AL 25/04/2023 00h11
Escola Estadual Rosalvo Ribeiro representa Alagoas no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino
Delegação alagoana desembarca no Tocantins - Foto: Ascom CBDE

A Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, de Rio Largo, representa Alagoas no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, que teve início nesta segunda-feira (24), em Palmas (TO), e segue até domingo (30). Ao todo, mais de 500 estudantes distribuídos entre 28 equipes participam da competição que é promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

O campeonato brasileiro é classificatório para o Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, de 22 a 31 de julho. Garante vaga para o Mundial a equipe campeã do certame que acontece em Palmas.

Comandado pelo professor Romero Farias, o time alagoano viajou no último domingo. E nem a derrota na estreia contra o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, da Bahia, diminuiu o otimismo do time que caiu no grupo H – que também reúne o Colégio Estadual Guilherme Dourado (TO) e a Escola Deputado Djalma Marinho (RN).

“Vamos com força e companheirismo para os próximos jogos. Ainda sonhamos com medalha para Alagoas”, afirma a lateral-esquerda Liandra Leal. “Daremos o nosso melhor porque continuamos com chance de classificação para a próxima fase”, reforça a meia atacante Marina Costa.

Já para a zagueira Kaylane Oliveira, o simples fato de disputar uma competição nacional já pode ser visto como uma vitória. “Representar Alagoas neste campeonato é uma honra indescritível”, atesta a jogadora.

Masculino

E outra escola estadual, também de Rio Largo, representará Alagoas no Brasileiro Escolar de Futebol Masculino, que acontece de 16 a 23 de maio, no Recife (PE). Trata-se da Escola Professora Claudizete Lima Eleutério, uma das maiores campeãs dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) na modalidade futebol de salão.

Assim como o da Rosalvo, o time da Claudizete Lima conseguiu sua vaga no Brasileiro após a seletiva promovida pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC). Em ambos os casos, os custos com viagem, hospedagem e alimentação ficam a cargo da confederação.