Esportes

União-MT e CRB decidem uma vaga na Copa do Brasil

Galo tem a vantagem do empate na partida de hoje e pode embolsar aporte financeiro de R$ 1,7 milhão

Por Tribuna Independente 01/03/2023 08h28
União-MT e CRB decidem uma vaga na Copa do Brasil
Anselmo Ramon é a esperança de gols do torcedor do CRB na Copa do Brasil hoje no Mato Grosso - Foto: Assessoria

Tem jogo valendo muita grana hoje às 20h no estádio Engenheiro Luthero Lopes, em Rondonópolis-MT. O União, time da casa, recebe o CRB, melhor ranqueado na CBF. Quem avançar na Copa do Brasil ganha R$ 1,4 milhões de aporte. E o Galo joga pelo empate. As duas equipes só se enfrentaram uma vez, na Copa do Brasil 2018, e o time regatiano foi o vencedor.

Por coincidência, os dois times vivem boa fase em suas respectivas temporadas. Quem vencer, enfrenta o ganhador da partida Operário-MS e Operário-PR, que se enfrentam em outro jogo do grupo 4. O União está em segundo lugar no campeonato local, com 15 pontos, atrás do Cuiabá, que tem 22. Já o Galo lidera absoluto no Alagoano, com 19 pontos.

A novidade entre os relacionados foi o atacante Emerson Negueba, que não joga desde a partida contra o Coruripe, dia 25 de janeiro, pelo Alagoano. O técnico Umberto Louzer vem chamando a atenção dos jogadores do CRB para a importância da primeira rodada da Copa do Brasil. Ele tem alertado também para as armadilhas da competição. “Deu um incentivo financeiro muito grande e todas as equipes jogam a vida de fato para conseguir passar. Até mesmo pela injeção que tem desse aporte financeiro para os clubes, e o clube também destina parte desses valores para os atletas. Tá todo mundo querendo fazer algo a mais”.

Ano passado, o CRB, inclusive, foi eliminado logo de cara na competição nacional pela Portuguesa-RJ, sendo batido no Rio de Janeiro por 1x0. “Todo ano tem surpresa, né? Então o futebol te ensina todos os dias, todos os anos... Cabe a você estar sempre preparado, sempre alertando. Futebol, como eu falo, não tem zona de conforto e não tem tranquilidade. Essas duas palavras não cabem.

Então cabe a nós saber como lidar, né? É sempre estar exigindo ao máximo, sempre com corda esticada, sempre mantendo o atleta no seu nível máximo de concentração, porque é assim que você se aproxima de conquistar grandes coisas. Fora isso você vai ficar distante, você fica vulnerável e, quando você está vulnerável, você é presa fácil. Então é estar sempre em alerta, sempre com nível de concentração, e os exemplos estão aí”.

O treinador lembrou que o Cuiabá, da Série A, foi eliminando pelo São Raimundo-RR nesta edição da Copa do Brasil. “Então já são três clubes da Série B que ficaram no meio do caminho. Um clube de Série A que ficou no meio do caminho. Então todo ano tem esse tipo de surpresa, é uma competição como eu falei: deu um incentivo financeiro muito grande e todas a equipes jogam a vida de fato para conseguir passar. Até mesmo pela injeção que tem desse aporte financeiro nos clubes, e esses clubes destinam parte desses valores para os atletas. É, como se diz, um doping financeiro, entre aspas, e tá todo mundo querendo fazer algo a mais. Alguns campos apresentam maiores dificuldades de jogar, né? As logísticas também são um pouco mais dificultadas, então cabe a você se preparar bem, pra você não ter nenhum tipo de surpresa desagradável”.