Esportes

CSA treina nesta terça em Belém-PA de olho na Tuna Luso

Azulão tem desafio pela Copa do Brasil na tarde de amanhã e precisa se reabilitar da eliminação no estadual

Por Tribuna Independente 28/02/2023 08h18 - Atualizado em 28/02/2023 14h55
CSA treina nesta terça em Belém-PA de olho na Tuna Luso
CSA fez ontem último treino em Maceió para embarcar para Belém onde tem compromisso da Copa BR - Foto: Morgana Oliveira/CSA

A Campeonato Alagoano acabou para os azulinos. A semana do CSA começou com viagem e a delegação já está em Belém-PA e amanhã, às 15h30, vai enfrentar a Tuna Luso, pela primeira fase da Copa do Brasil. É preciso de reabilitar. O jogo será no Estádio Francisco Vasques. Logo em seguida, o Azulão terá o clássico com o CRB, válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste. A partida será no sábado, às 17h30, no Rei Pelé. Hoje tem treino na capital paraense. Duas decisões para o novo treinador.

O técnico Vinicius Bergantin não conta com o meia Guilherme Rend que está machucado. A delegação treina no CT do Paysandu. Após a eliminação para o Coruripe, o comandante falou do momento. “O futebol tem algumas histórias. A verdade é que a classificação de um campeonato não mente nunca. O que o CSA fez nessa primeira fase do Alagoano não foi suficiente para classificar. Falando do jogo de hoje, eu vi inúmeras chances do CSA, mas infelizmente não foi suficiente ter criado muitas chances. A gente não foi eficiente o suficiente para matar o jogo e sair com a classificação”.

Bergantin também comentou sobre a primeira impressão que teve da equipe, e da experiência para os próximos jogos. “Vi coisas boas, sim, no nosso time. Todo jogo no início de um processo a gente precisa sempre de ajustes. Agora vai ter que enfrentar mais uma final, contra a Tuna Luso, na Copa do Brasil, mas ter sabedoria para entender o momento e saber as coisas que a gente fez de bom para levar para o próximo jogo.

Bergantin tem uma experiência internacional e foi zagueiro do Hannover da Alemanha por oito temporadas. “O Hannover foi parte tanto da minha vida pessoal como profissional. Cresci muito ali, e óbvio que você traz uma clareza de ideias que o alemão tem, a organização que o alemão tem, a disciplina que o alemão tem. Óbvio que você não consegue transportar tudo isso para o Brasil, mas com certeza que isso me ajudou muito nessa questão de organização, de se cobrar mais alto nível, de ser atento aos detalhes. E acho que isso faz muito a diferença num país de primeiro mundo”.

Quando voltou do futebol alemão, Vinícius jogou ainda no Guaratinguetá e se aposentou em 2011. Em 2017, iniciou a carreira de treinador no Ituano, ficou cinco anos por lá, e depois se transferiu para a Inter de Limeira, em 2022. Neste ano, trabalhou no Santo André no Campeonato Paulista. Contratado pelo CSA, o técnico disse que recebeu as melhores referências do clube e acredita em sucesso no trabalho.

“Conversei com jogadores que passaram aqui pelo CSA. Só tive ótimas referências do clube, da cidade, que é espetacular. Fui muito bem recebido pelo estafe, a comissão técnica, os jogadores. Tô tendo um apoio importantíssimo nesse momento de todos na comissão técnica, o Bebeto (Moraes), o Marcelo, nosso analista, que fez um trabalho muito bom de análise para os próximos jogos, o próprio João. Todos me receberam muito bem e isso é importante pra gente agora conseguir ganhar tempo. Hoje a gente fez um pouco do treinamento e já vamos viajar, mesmo com os jogadores cansados. O que a gente precisa nesse momento é dos resultados. Depois as coisas se encaixam e a gente vai dar sequência ao trabalho no CSA”.

O atacante Robinho está com uma lesão muscular grau 2 e não tem previsão de retorno. Por outro lado, o atacante Thiaguinho está recuperado de lesão muscular.