Esportes

Museu dos Esportes é reaberto no Estádio Rei Pelé após passar por reforma

Por Assessoria 16/02/2023 12h17
Museu dos Esportes é reaberto no Estádio Rei Pelé após passar por reforma
Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa, o “Dida” - Foto: Selaj/AL

O ponto de encontro e pedaço da história do esporte alagoano está novamente disponível para os alagoanos e turistas. Legado deixado pelo eterno Lauthenay Perdigão, o Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa, o “Dida”, foi reaberto na tarde e noite desta quarta-feira (15) no Estádio Rei Pelé, numa ação do Governo de Alagoas, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

O Museu dos Esportes passou por reformas em 2022 e agora está entregue novamente para os amantes das histórias do esporte. Como se não bastasse cada item guardado, o espaço ainda conta com o legado de dedicação deixado pelo eterno ex-jogador, jornalista e historiador, Lauthenay Perdigão, ícone que construiu uma história desde a inauguração do Estádio Rei Pelé em 1970, até 2021, ano do seu falecimento.

Neta de Lauthenay e atual mantenedora do museu, Marcela Acioli, destacou a parceria com o Governo de Alagoas, através da Selaj, para reativação do Museu. “Isso aqui sempre foi o sonho do meu avô. Cada pedaço desse museu tem o toque dele. Faltam palavras para dizer a emoção de ver tudo isso funcionando novamente, será uma grande missão, que vamos honrar e contar com o apoio do Governo, através da Secretaria do Esporte, que sempre foi de fundamental importância para que esse espaço continuasse vivo. Muito obrigado”, afirmou.

Desportista, ex-árbitro de futebol e atualmente Secretário Executivo de Gestão Interna da Selaj, Charles Hebert, reforçou a emoção do momento e destacou o vínculo com a família do “Sr. Lau”, para manutenção do espaço.

“O Museu dos Esportes sempre foi uma prioridade para nós que fazemos a Selaj. Tudo aqui passava pelo o nosso mestre, Lauthenay. Ele se foi, deixou muitas saudades, mas garantiu que a família cuidasse de todo o seu legado e garantimos que terão todo o nosso apoio e suporte”, disse.

Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler, destacou um sentimento duplamente especial pela entrega. “Feliz demais em reabrir o Museus dos Esportes, oferecendo oportunidades dos alagoanos e visitantes conhecerem um pouco da história do esporte e principalmente, fazer parte desse momento, de legado do querido Lauthenay Perdigão. Todo carinho e respeito que ele tinha por esse espaço, será mantido pela família, com todo apoio do Governo de Alagoas, através da Selaj”, afirmou.

O Museu dos Esportes conta com um acervo de milhares de peças, entre elas, troféus, medalhas, jornais, revistas e mais de 500 camisas de clubes e seleções, entre elas do Rei Pelé, Zico, entre outras estrelas do futebol nacional.

O Museu dos Esportes foi reaberto e estará disponível para visitação do público no Estádio Rei Pelé, com todo o seu acervo, a partir do próximo dia 06 de março, de segunda a sexta, das 09h00 às 16h00.