Esportes

CBF divulga tabela da Série B do Campeonato Brasileiro 2023 e CRB estreia contra o Sport no Rei Pelé

Competição terá inicio no dia 14 de abril e documento foi apresentado aos clubes participantes nesta tarde

Por Assessoria CBF 15/02/2023 21h11
CBF divulga tabela da Série B do Campeonato Brasileiro 2023 e CRB estreia contra o Sport no Rei Pelé
Reunião do Conselho Técnico dos Clubes da Série B do Campeonato Brasileiro 2023 - Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Diretoria de Competições divulgou a tabela básica da Série B do Campeonato Brasileiro 2023. Nesta quarta-feira (15), o documento foi apresentado aos 20 clubes participantes em reunião do Conselho Técnico da competição, realizada na sede da CBF. O CRB vai estrear contra o Sport. A partida tem mando de campo do clube alagoano.

A primeira rodada da Série B será aberta no dia 14 de abril e terá dez partidas. Além dos representantes dos clubes, a reunião contou com a participação do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de nove Presidentes de federações envolvidas no campeonato e diretores da entidade.

Confira abaixo os duelos da 1ª rodada da Série B 2023:

Guarani SP x Avaí SC

Vila Nova GO x Novorizontino SP

Criciúma SC x Tombense MG

Ituano SP x Ceará CE

Mirassol SP x Chapecoense SC

Vitória BA x Ponte Preta SP

Sampaio Corrêa MA x Atlético GO

Juventude RS x Botafogo SP

Londrina PR x ABC RN

CRB AL x Sport PE

Confira a tabela completa neste link.

Mudanças

A ampliação do limite de partidas para um atleta mudar de equipe durante a mesma competição e a nova linha de impedimento exibida no VAR foram algumas das novidades aprovadas no encontro realizado na CBF.

Ao final da reunião comandada pelo Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a Diretoria de Competições divulgou a tabela básica do campeonato. O encerramento da competição está marcado para o dia 25 de novembro.

Nova linha do VAR

A tecnologia contará com uma atualização do sistema das linhas de impedimento. Na prática, o procedimento garante maior margem de segurança no processo de revisão. É o conceito de “mesma linha”. Assim, caso as linhas para definição da posição dos jogadores se sobreponham, ou seja, a linha do penúltimo defensor e do atacante estiverem sobrepostas, uma linha azul será visualizada e o atacante será considerado em posição legal.

- Esse modelo de decisão vem de encontro ao que as principais ligas do mundo, como na Inglaterra, Espanha e Holanda, e a própria FIFA têm utilizado. A nova tecnologia proporciona maior justiça desportiva em situações milimétricas. Entendemos que dessa maneira as decisões dos árbitros estarão dentro das expectativas do futebol brasileiro - explica o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.

Mudança na regra de jogos para transferências

Os clubes conseguiram ampliar o número de partidas para um atleta se transferir de equipe durante a Série B. A partir deste ano, o jogador poderá atuar por até oito vezes na competição antes de trocar de clube. Até o ano passado, o limite era de seis jogos.

Sistema de disputa


Com o início marcado para o dia 14 de abril, o sistema de disputa da Série B do Brasileirão 2023 não sofreu alteração. Serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no returno, com a 38ª e última rodada prevista para o dia 25 de novembro.