Esportes

Clubes da Série B vetam redução de vagas

Por Tribuna Independente 15/02/2023 09h56
Clubes da Série B vetam redução de vagas
CSA e CRB não querem redução de vagas para acesso e rebaixamento do Campeonato Brasileiro em todas as divisões nacionais - Foto: Imagem ilustrativa

A direção do CRB confirmou ontem que os 20 clubes participantes da Série B de 2023 decidiram, por unanimidade, em reunião realizada, se posicionar publicamente contra a mudança na quantidade de acessos e rebaixamentos no Campeonato Brasileiro Série A, tendo em vista diversas matérias na mídia esportiva indicando que alguns clubes pretendem propor a modificação do atual número de 4 (quatro) clubes para 3 (três) clubes. O posicionamento foi encaminhado para o Presidente da CBF, Sr. Ednaldo Rodrigues.

Ontem os clubes da Série A tiveram uma reunião com essa pauta. Aconteceu o Conselho Técnico da edição 2023 do Campeonato Brasileiro, e existiu a possibilidade de reduzir de quatro para três o número de rebaixados. A ideia conta com a simpatia da maioria dos clubes, mas precisa ter o aval da CBF para ser incluída em regulamento.

A ideia gerou desconforto entre os clubes da Série B, que veriam reduzidas suas chances de acesso à primeira divisão. Mas os apoiadores da ideia citam que a mudança também poderia beneficiar a Segunda Divisão – desde que o número de clubes rebaixados para a Série C também seja reduzido de quatro para três. O mesmo deveria acontecer com a Série C para a Série D.

Quem defende o plano cita a estabilidade como principal atrativo. O Conselho Técnico da Série B ocorre hoje, um dia depois da Série A. Nos dias seguintes ocorrem os Conselhos Técnicos das Séries C e D. Uma ideia que chegou a ser avaliada mas foi totalmente descartada é a de um playoff que defina um dos rebaixados e um dos clubes a subir, como ocorre na Inglaterra, por exemplo. A possibilidade de atos de violência como consequência de um jogo tão decisivo assim resultou no descarte da ideia.

O CSA também se mostrou contrário a essa redução. Em contato com a Tribuna Independente, o presidente Rafael Tenório não vê essa medida como positiva.