Esportes

Mason Greenwood diz estar aliviado após retirada de acusações de violência sexual

Atacante do Manchester United teve queixas retiradas pela acusação, polícia ainda não detalhou motivos da ação

Por globoesporte 02/02/2023 18h02
Mason Greenwood diz estar aliviado após retirada de acusações de violência sexual
Mason Greenwood foi afastado pelo Manchester United após acusações - Foto: AFP

O atacante Greenwood, do Manchester United, teve suas acusações de violência sexual e tentativa de estupro retiradas pela promotoria, informou nesta quinta-feira a polícia de Manchester. O jogador de 21 anos havia sido preso em janeiro do ano passado, depois de ser acusado pela modelo e ex-namorada Harriet Robson, e seria julgado em novembro deste ano.

— Estou aliviado por este assunto ter terminado. Gostaria de agradecer à minha família, aos meus entes queridos e aos meus amigos pelo apoio. Nesta altura não farei mais comentários acerca desta matéria — comunicou o jogador.

A notícia sobre a retirada das acusações à qual Greenwood se referiu foi publicada pelo "The Athletic". A publicação do jornal diz que uma porta-voz da polícia de Manchester indicou que "não havia mais perspectiva realista de condenação" diante da retirada de testemunhas-chave do caso e de "um novo material que veio à tona".

A superintendente da polícia de Manchester, Michaela Kerr, não detalhou os motivos que levaram à retirada das acusações contra o jogador. Depois de confirmar que o atleta de 21 anos "não enfrenta mais processos criminais", ela destacou que a decisão "não foi tomada levianamente".

Pouco depois das mudanças, o Manchester United se manifestou sobre o caso e reiterou que "conduzirá seu próprio processo antes de determinar os próximos passos".

Entenda o caso

Mason Greenwood foi preso no fim de janeiro do ano passado, acusado pela modelo e ex-namorada Harriet Robson de agressão e violência sexual. Ele foi interrogado durante dois dias e liberado na sequência após o pagamento de fiança.

Entretanto, meses depois, em outubro, ele teria violado as condições ao tentar entrar em contato com a vítima. Ele foi detido mais uma vez, após a acusação chegar à polícia de Manchester. O atacante foi liberado da prisão quatro dias depois. O jogador teve recurso aceito e recebeu nova autorização para pagamento de fiança. Desta forma, deixou a cadeia e seguiu respondendo em liberdade o processo.

Greenwood era peça importante para o Manchester United na temporada 2021/22 até ser afastado, tendo disputado 20 jogos como titular (de 24 no total) e marcado seis gols. O atacante segue suspenso no clube inglês desde que a suspeita surgiu no início do ano. Por conta do episódio, perdeu também um patrocínio com uma empresa de material esportivo.