Esportes

Com esgrima e luta olímpica, festival reúne centenas de estudantes no complexo esportivo do Pilar

Por Ascom Pilar 10/12/2022 15h21 - Atualizado em 10/12/2022 15h28
Com esgrima e luta olímpica, festival reúne centenas de estudantes no complexo esportivo do Pilar
Com esgrima e luta olímpica, festival reúne centenas de estudantes no complexo esportivo do Pilar - Foto: Ascom PIlar

A manhã deste sábado (10) foi de muito esporte no Pilar. Cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino estiveram no Complexo Esportivo Professor Edson Maia, palco do primeiro Festival de Lutas – que mobilizou adeptos de quatro modalidades: judô, jiu-jitsu, esgrima e luta olímpica. Todos os participantes receberam medalhas e subiram ao pódio, registrando, com fotos, o momento de confraternização.


Coordenador pedagógico do complexo esportivo, Rogério Barros explica que o festival encerra, com chave de ouro, a temporada 2022 das modalidades de luta praticadas no maior complexo do estado. “Mobilizamos toda a nossa equipe de profissionais em torno desse evento, que foi um sucesso. Afinal, atingimos o nosso maior objetivo, que é promover a integração por meio do esporte”, disse o professor de Educação Física.

E entre os participantes do festival, quatro representaram o Pilar, em novembro deste ano, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Uma delas foi Klyvia Regina, aluna da Escola Nossa Senhora do Pilar que estreou em competições com o pé direito.

“Foi a primeira vez que eu lutei fora de Alagoas. Foi uma energia incrível poder participar de uma competição tão importante e conhecer pessoas de várias regiões do país”, recordou a estudante, que, disputando na categoria até 46 kg, fez quatro lutas para garantir a medalha de bronze na luta olímpica. “Eventos como o de hoje são muito importantes porque ajudam a divulgar o esporte que pratico aqui no complexo”, emendou.

Outra modalidade que chamou a atenção no festival foi a esgrima, cuja primeira turma do complexo esportivo foi criada há três meses e já reúne mais de 20 estudantes. “É muito gratificante estar à frente deste projeto, que, inclusive, já teve o seu pioneirismo no interior de Alagoas reconhecido pela confederação brasileira”, destacou o professor Marcelo Gualberto, cujos alunos treinam duas vezes por semana.

Quem também marcou presença no festival foi o secretário municipal de Educação e Cultura, Clewinho Cavalcante, e o presidente da Federação Alagoana de Esporte Escolar (FAEC), Irã Candido, que parabenizou a iniciativa da Prefeitura Municipal.

“Evento maravilhoso e que fomenta algo muito importante, que é a prática esportiva no ambiente escolar. É dessa forma que se forma cidadãos, fortalecendo a cultura do esporte enquanto instrumento de inclusão social, além da possibilidade de se descobrir talentos, visto que Alagoas é um celeiro de grandes atletas também nas lutas”, avaliou.