Esportes

De saída, Tite faz discurso em vestiário da Seleção após queda na Copa: 'Abriu o coração'

Técnico confirmou que deixará o cargo após derrota nos pênaltis para a Croácia

Por Bruno Cassucci, Cahê Mota e Raphael Zarko / globo esporte 09/12/2022 23h52 - Atualizado em 09/12/2022 23h56
De saída, Tite faz discurso em vestiário da Seleção após queda na Copa: 'Abriu o coração'
Tite - Foto: Kim Hong-Ji / Reuters

A derrota para a Croácia na disputa de pênaltis das quartas de final da Copa do Mundo do Catar marcou a despedida do técnico Tite da Seleção após seis anos. Em meio ao choro de jogadores e funcionários por conta da eliminação, o treinador fez um breve discurso a seus comandados no vestiário do Estádio Cidade da Educação.

Alguns dos convocados contaram um pouco do teor da conversa e exaltaram o trabalho de Tite.

– Ele abriu o coração dele, como sempre abre. Um cara que somos muito gratos pela vida dele, por tudo o que ele fez aqui na Seleção. Deixou um legado. Todos vamos lembrar da era Tite dentro da Seleção. O futebol tem um lado cruel, que só aqueles que são coroados com uma Copa do Mundo – disse o goleiro Alisson.

– A gente conquistou uma Copa América, mas só aqueles coroados com uma Copa do Mundo serão lembrados como vencedores. Mas no nosso interior sabemos que essa equipe é vencedora, que o Tite é um vencedor por tudo que ele deixou de aprendizado para todos nós, para todos os jovens, para todos os jogadores – completou o camisa 1 do Brasil.

O meia Lucas Paquetá também contou um pouco do que aconteceu no vestiário brasileiro:

– O Tite agradeceu pelo trabalho que a gente fez, porque nós fomos eliminados, mas fizemos um grande percurso até aqui. Só temos a agradecer por ele ter sido sempre honesto com a gente. É sentimento que a gente leva dele.

Já Fred relatou a tristeza do ambiente e projetou o futuro:

– É difícil. Todo mundo estava cabisbaixo, mas muitos vão continuar aqui na Seleção, há muitos jovens ainda, e torcemos para que eles que vão ficar busquem o hexa e os anos para frente sejam bons para nós. Todo mundo aqui é grande e já sabia que seria o último jogo do Tite e de alguns atletas. Para o pessoal que fica e que vai chegar, desejamos toda sorte do mundo e que seja um ciclo de conquistas.

– Na roda (no vestiário), cada um agradeceu pelo trabalho de todos, desde o professor até o roupeiro. Todos foram importantes nesta caminhada. Infelizmente, o trabalho não foi coroado com o título.

Tite se despede com o seguinte retrospecto:

81 jogos

60 vitórias

15 empates

6 derrotas

174 gols marcados

30 gols sofridos

Aproveitamento: 80,2%

A Seleção deixa o Catar nesse sábado, em voo fretado que faz uma parada em Londres, onde ficarão os 21 atletas que atuam no exterior. A comissão técnica e os jogadores Weverton, Everton Ribeiro e Pedro, que jogam no Brasil, seguem depois para o Rio de Janeiro.