Esportes

Projeto social Judô na Comunidade realiza aulas gratuitas em Craíbas

Por Assessoria 30/11/2022 16h09
Projeto social Judô na Comunidade realiza aulas gratuitas em Craíbas
No total, 40 crianças estão inscritas e aprenderão conceitos relacionados à disciplina, esporte e convívio social - Foto: Assessoria

Mais um projeto social incentivado pela Mineração Vale Verde (MVV) foi iniciado em Craíbas. Desta vez, foi o “Judô na Comunidade”, do Instituto Andrade.

Ele foi um dos contemplados a partir da 1ª edição do Edital de Apoio a Projetos Sociais da MVV, lançado ainda este ano. A aula inaugural do projeto de artes marciais ocorreu no último dia 4 de novembro, na Academia de Saúde de Craíbas, local este cedido pela Prefeitura de Craíbas.

O projeto acolhe crianças e adolescentes de 7 a 13 anos de idade e ocorre sempre às sextas-feiras, com o total de 40 beneficiados, estes por sua vez inscritos no Cadastro Único e encaminhados pelos equipamentos socioassistenciais e rede setorial. A inscrição e busca ativa foi realizada pela equipe técnica do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

"A intenção da MVV é deixar um legado positivo na região onde a Mina Serrote está inserida, a contribuir para o desenvolvimento não só socioeconômico do Agreste alagoano, mas também na perspectiva de melhor educação e incentivo às potencialidades culturais inatas dos moradores e seus filhos, mirando assim para um futuro melhor para todos e todas", pontua o coordenador de Relações Institucionais, Comunidades e Comunicação da MVV, Mário Lima.

Segundo o coordenador do instituto, Clebeson Andrade, inicialmente o crivo para participação foi as crianças e adolescentes craibenses estarem efetivamente matriculadas e estudando. Depois, para permanência no projeto de judô, o critério será as boas notas.

“A parceria com a MVV é muito importante para nós, para que consigamos ampliar mais o nosso segmento, chegando a mais pessoas, a mais crianças. A MVV está de parabéns, porque fez um edital em que dá oportunidade para pequenas ONGs, associações e institutos concorrerem, sobretudo, no tocante ao esporte. Quando o esporte é tratado lá na base, com crianças, nós podemos implantar valores preciosos ainda cedo, como o respeito, a disciplina e o caráter”, diz.

Ainda de acordo com ele, já estão sendo feitas as medidas dos kimonos para os alunos(as) craibenses, por meio dos instrutores da turma. Eles devem receber o tradicional uniforme em fevereiro próximo.

Inicialmente, os alunos(as) estão aprendendo mais sobre a parte teórica — para melhor entendimento das regras — e também a respeito da parte física, sobre as posições.

O Instituto Andrade tem como presidente Prycilla Issler Andrade e atua na cidade de Arapiraca desde 1999. É a primeira vez que o instituto “sai” da cidade, agora com uma extensão de seu trabalho em Craíbas.

“Esse projeto sendo implantado agora em Craíbas nos deixa muito felizes, por justamente estarmos alcançando mais gente e transformando vidas, em busca desses valores para a comunidade por estarmos diretamente educando, disciplinando seus filhos através do esporte. Fazemos isso com muito carinho, atenção e amor e temos a certeza que várias crianças sairão do tatame levando esses direcionamentos para a vida e suas futuras profissões”, pontua Clebeson Andrade, ressaltando que o instituto já “formou” tanto atletas, como médicos, engenheiros, advogados, professores de Educação Física etc.

“É isso o que faremos em Craíbas, com esse grande apoio da MVV! Precisamos seguir em frente e o esporte nos ensina a não desistir. Nossos projetos, nossos sonhos podem acontecer”, conclui o coordenador do instituto, ressaltando a melhora em aspectos desde habilidades de convívio social e segurança emocional à disciplina e o gosto pelos estudos.

Ao todo, o Edital de Apoio a Projetos Sociais da MVV está beneficiando 6 (seis) projetos da região que se enquadram em atividades que envolvem Cultura; Educação; Empreendedorismo e Geração de Trabalho e Renda; Esporte e Lazer; e Desenvolvimento das Comunidades Vizinhas. Cada projeto está recebendo até R$ 15 mil.

Foram selecionados os projetos “Vem Pra Roda”, da Associação Cultural Baluarte Capoeira e Maculelê; “OWU: Moda e Acessórios Étnicos com Tecido Algodão”, da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombos Carrasco; “Música na Comunidade: Uma Corrida Para Transformar Vidas”, da Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Corredor; “Fortalecimento da Associação Juntos Somos Fortes”, da Associação Juntos Somos Fortes; “Inclusão Digital Para Formação de Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional”, da Associação Lar São Domingos Sávio; e o “Judô na Comunidade”, do Instituto Andrade.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.