Esportes

CRB recebe multa de punição no STJD

Time corria risco de perder pontos após denúncia de cântico discriminatório contra árbitra Edina Alves por parte da torcida

Por Tribuna Independente 29/09/2022 05h38
CRB recebe multa de punição no STJD
Técnico Daniel Paulista está ajustando o CRB para encarar o Ituano neste sábado fora de casa - Foto: Assessoria

A defesa do CRB foi eficiente. O time escapou de uma punição mais severa no julgamento ocorrido ontem na Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Denunciado por cânticos discriminatórios contra a árbitra Edina Alves, no jogo diante do Criciúma, o clube poderia perder até três pontos no julgamento, mas foi punido apenas com uma multa de R$ 10 mil. A denúncia contra o CRB foi formulada com base no artigo 243-G, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Além das ofensas contra a árbitra, a súmula da partida apresenta ainda relatos de objetos arremessados contra os jogadores do Criciúma. Por conta disso, o CRB foi denunciado com base no artigo 213, inciso III, por não prevenir e reprimir o lançamento dos objetos.

“Ocorreu como previsto por mim e não houve a perda de pontos. Nossa defesa teve base no engajamento do clube em difundir campanhas contra qualquer tipo de preconceito, mas não poderíamos escapar da aplicação do pagamento de multa”, relatou o advogado do CRB, Osvaldo Sestário.

“A denúncia seria natural que ia ser ofertada porque a árbitra relatou na súmula. Porém, nossa linha de defesa foi montada no sentido de que o clube não pactua com essas práticas discriminatórias, tendo, inclusive, funcionárias no seu quadro de colaboradores”, explicou Sestário.

No dia 10 de agosto deste ano, o Atlético-MG foi denunciado pelos mesmos artigos por problemas (cânticos discriminatórios e arremesso de objetos em campo) em jogo contra o Flamengo, no Mineirão, pela Copa do Brasil. Na ocasião, o clube mineiro foi multado em R$ 60 mil.

EM CAMPO

A possibilidade de acesso do CRB é quase nula. A porcentagem está em apenas 1%, muito longe de ser alcançada. A realidade é conseguir a pontuação mínima para garantir a permanência, que seriam 45 pontos. O time não vence há três rodadas, tem um empate e duas derrotas seguidas, e o técnico Daniel Paulista admite que precisa trabalhar a parte psicológica para superar a ansiedade “Eu acho que temos que trabalhar com naturalidade. Ter a consciência do nosso momento, do que precisamos fazer, e isso nós trabalhamos todos os dias,

independentemente de ter acontecido duas derrotas agora seguidas, mas é sempre trabalharmos com os pés no chão. Sabíamos que poderia existir uma chance, como existiu uma chance maior, de se brigar por um objetivo maior dentro da competição, mas o primeiro e grande objetivo é logo atingir a pontuação mínima e acredito que vamos fazer, até porque a equipe vem se apresentando de uma maneira boa, é difícil falar isso quando se joga bem, mas perde os jogos, como foi principalmente contra o Cruzeiro e o Vila Nova. Mas a equipe se apresentou bem, teve os melhores números, as melhores oportunidades de gol e infelizmente não conseguiu aproveitá-las”, analisou o técnico.