Esportes

Para técnico da Espanha, Brasil e Argentina são favoritas na Copa do Mundo

Luís Enrique afirmou que brasileiros e hermanos estão 'bem acima' das outras seleções que disputam o Mundial deste ano

Por Assessoria 27/06/2022 11h03 - Atualizado em 27/06/2022 16h44
Para técnico da Espanha, Brasil e Argentina são favoritas na Copa do Mundo
Na disputa de seleções, algumas já são consideradas favoritas antes mesmo de o torneio começar - Foto: Cristian Tarzi B5

Faltando menos de seis meses para a Copa do Mundo do Catar, as seleções estão fazendo os últimos ajustes em torno da competição que pela primeira vez na história será disputada entre novembro e dezembro. Na disputa de seleções, algumas já são consideradas favoritas antes mesmo de o torneio começar. Nos sites de apostas, equipes como França e Espanha estão entre as preferidas. Para saber mais sobre as principais escolhas, confira ainda outros prognósticos acerca da competição.

Mas, para gente que está vivendo o futebol 24h por dia, inclusive comandando uma seleção nacional, o Brasil é um forte candidato ao título. A opinião foi dada recentemente por Luis Enrique, ex-comandante do Barcelona e que atualmente é responsável por treinar a Espanha. Para ele, além de nós, brasileiros, a Argentina também é uma forte candidata ao título da Copa deste ano.

"Se você me perguntar se eu vejo um time acima do resto, acho que a Argentina. Também o Brasil, se eu não falar, os jornalistas pulariam em mim. Eles estão muito acima do resto", disse Luis Enrique em entrevista coletiva, no sábado, antes da partida dos espanhóis pela Liga das Nações.

Além disso, Luis Enrique ressaltou que "não se trata de saber se a Espanha é candidata à Copa do Mundo ou não, mas de olhar as coisas com perspectiva". "Se alguém varre todos os jogos, é porque não sabe o que é o futebol moderno. Veja a França, por exemplo, campeã do mundo e das nações. Não há quem vença facilmente. Se você quer ser diferente, lamento, mas não somos. Mas somos uma grande equipe que luta por cada jogo", complementou.

A afirmação do técnico espanhol pegou alguns jornalistas europeus de surpresa, porque a preparação do Brasil para o Mundial não é considerada ideal. Sobretudo porque a equipe de Tite não enfrentou rivais europeus do primeiro escalão na roda de jogos e amistosos visando a Copa. Nos últimos dois amistosos realizados há algumas semanas, o Brasil venceu a Coréia do Sul e o Japão, jogando na Ásia.

Nem mesmo a excelente campanha do Brasil na Eliminatórias, terminando na primeira colocação e sem ser ameaçado em nenhum momento por outras seleções é motivo para elevar a confiança da imprensa internacional. A Argentina, por sua vez, terminou na segunda colocação, mas vem de um excelente resultado contra a Itália, por 3 a 0, na "Finalíssima". O jogo comemorativo reuniu o campeão da última Eurocopa e o vencedor da Copa d América.

Recentemente, um jogador de renome internacional fez críticas ao futebol sul-americano. Mbappe, campeão do mundo com a França em 2018 e tido por muitos como o melhor jogador do planeta na atualidade, disse recentemente que o futebol sul-americano está atrasado ao que é praticado na Europa.

"Tem a França já (uma das favoritas). Eu penso que o Brasil também, que o Brasil é uma boa equipe. Existem várias equipes europeias também porque a vantagem que nós temos aqui é que sempre jogamos partidas de alto nível. Temos a Nations League, por exemplo. Quando a gente chega na Copa do Mundo estamos prontos - disse Mbappé, que completou:

"A Argentina e o Brasil nesse aspecto não têm isso. Na América do Sul, o futebol não é tão avançado quanto na Europa. Por isso que quando você olha para as últimas Copas, sempre são os europeus que ganham", afirmou o atacante do PSG.

O Brasil está no grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia acontece no dia 24 de novembro, às 16h, contra os servos.