Esportes

Costa Rica vence a Nova Zelândia e conquista última vaga na Copa do Catar

Joel Campbell faz o gol que leva a seleção centro-americana para seu sexto Mundial, o terceiro seguido

Por globoesporte 14/06/2022 18h07
Costa Rica vence a Nova Zelândia e conquista última vaga na Copa do Catar
Costa Rica abriu o placar cedo e administrou o resultado para garantir a vaga - Foto: Reprodução

A Copa do Mundo de 2022 está completa! Com uma vitória por 1 a 0 sobre a Nova Zelândia, nesta terça-feira, no Catar, a Costa Rica garantiu a última vaga para o Mundial, vencendo a repescagem continental entre os representantes da Concacaf e da Oceania. O atacante Joel Campbell fez o gol que garantiu a sexta participação da Costa Rica em Copas do Mundo, a terceira consecutiva.

COSTA RICA NO GRUPO E

Classificada para a Copa, a Costa Rica vai entrar no Grupo E, que já tem Alemanha, Espanha e Japão. A estreia será contra a seleção espanhola, dia 23 de novembro, em Al Thumama. Depois, no dia 27, jogará contra o Japão no mesmo estádio Ahmad bin Ali em que venceu nesta terça a Nova Zelândia. No dia primeiro de dezembro, terá a Alemanha pela frente, no estádio Al Bayt.

GOL E RETRANCA

A Costa Rica marcou o gol da vitória logo em seu primeiro ataque, aos dois minutos de partida: Bennette cruzou da esquerda, e Campbell bateu de primeira, no canto esquerdo do goleiro Sail. A partir daí, a seleção centro-americana abdicou do ataque e tratou de segurar a pressão neozelandeza. E sobressaiu o talento e a experiência do goleiro Keilor Navas, com grandes defesas, a mais bonita delas aos 31 do segundo tempo, voando no ângulo direito para impedir o gol de Lewis. As chances da Nova Zelândia diminuíram após a expulsão de Barbarouses, aos 24 minutos da etapa final.

MISTER COPA DO MUNDO

O técnico colombiano Luis Fernando Suárez confirmou sua fama de especialista em classificação para a Copa. A Costa Rica é a terceira seleção que ele leva ao Mundial, após dirigir o Equador na Copa da Alemanha-2006 e a surpreendente Honduras no Brasil-2014. Ele assumiu a seleção da Costa Rica ano passado, já na reta final das Eliminatórias da Concacaf, levando a equipe ao quarto lugar e ao direito de disputar a repescagem continental.

TERCEIRA VEZ NA TRAVE

Campeã com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Oceania, a Nova Zelândia parou pela terceira vez seguida na repescagem continental, último passo antes da Copa. Na classificação para o Brasil-2014, o algoz foi o México, também da Concacaf. Quatro anos depois, perdeu a repescagem para o Peru, quinto colocado da América do Sul. Agora, novamente vem das Américas o rival que impede a Nova Zelândia de voltar a uma Copa do Mundo, que a seleção disputou pela última vez na África do Sul-2010. Na ocasião, passou pelo Bahrein na repescagem continental.