Esportes

Charles Leclerc lidera dobradinha da Ferrari e marca pole no GP de Mônaco

Monegasco vai mais uma vez largar na frente em casa e buscar sua primeira vitória no principado

Por globoesporte 28/05/2022 15h41
Charles Leclerc lidera dobradinha da Ferrari e marca pole no GP de Mônaco
Charles Leclerc larga na frente em Mônaco - Foto: Albert Gea / Reuters

A briga já se mostrou clara logo nos treinos livres. Na classificação, nada mudou. No duelo particular entre Ferrari e RBR, Charles Leclerc levou a melhor. Com 1m11s376, garantiu a pole position e vai largar na ponta no GP de Mônaco neste domingo. Ele liderou a dobradinha da Scuderia à frente de Carlos Sainz, que se chocou com Sérgio Pérez, da equipe austríaca e terceiro colocado, já no fim da sessão.

Piloto da casa, Leclerc chega à segunda pole seguida em Mônaco. Ele já havia feito o melhor tempo na pista no ano passado. É, também, a quinta vez que ele vai largar na frente na temporada. Antes, já havia saído na frente em Bahrein, Austrália, Miami e Espanha.

Os pilotos vão à pista de Mônaco neste domingo, às 10h. O ge acompanha tudo em tempo real.

Verstappen vai sair na quarta posição do grid. Alonso, um dos destaques do treino, marcou a sétima posição, à frente de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Resultado final

Resultado da classificação do GP de Mônaco da F1 (Imagem: F1)


Os dois primeiros

Charles Leclerc, Ferrari:

"Eu estou incrivelmente feliz. Eu sabia que o ritmo estava no carro. E eu sabia que tinha de fazer o meu trabalho"

Carlos Sainz, Ferrari:

"Vamos, agora, tentar terminar nosso trabalho amanhã. Nós estamos em uma posição ótima. E vamos em frente".

Q1

Foi um início lento, com tempos mais altos do que as sessões anteriores. Alonso foi quem fez a primeira volta rápida do Q1, colocando a Alpine no topo com 1m14s148. Pouco depois, Pérez pulou para a ponta. Mas foi Leclerc quem acelerou para valer a menos de dez minutos do fim. Com 1m12s939, saltou para a liderança e se garantiu no Q2 sem sustos. Mas ele quis mais. Pouco depois, diminuiu ainda mais o tempo, marcando 1m12s569.

Já no fim da sessão, Tsunoda sofreu uma leve batida no guard rail, e o treino ficou paralisado. Na teoria, não haveria necessidade. Mas, por um erro de um fiscal, a bandeira vermelha foi levantada em toda a pista. Na volta, nada mudou no pelotão da frente. Leclerc se poupou, mas terminou à frente de Sainz e Russell.

Q1 (Imagem: F1)


Ricciardo, que estava em 16º, subiu na bandeirada e se salvou, garantindo o 11º lugar. Tsunoda, protagonista da paralisação, conseguiu voltar para a pista apesar da batida e ficou com o nono lugar.

ELIMINADOS: 20° - Guanyu Zhou, 19º - Nicholas Latifi, 18° - Lance Stroll, 17º - Pierre Gasly e 16º - Alexander Albon.

Q2

O domínio do piloto da Ferrari se manteve no Q2. Leclerc marcou 1m11s864 e ficou com 0s090 de vantagem para Pérez e 0s2 sobre Sainz, seu colega da Ferrari. Verstappen, em quarto, veio logo atrás. A briga lá atrás foi mais quente. Alonso conseguiu acelerar e marcar o décimo tempo. Assim, garantiu seu lugar no Q3.

A maior decepção, talvez, tenha sido Daniel Ricciardo. O piloto australiano, que vem tendo problemas no fim de semana, acabou em 14°, fora da lista de classificados para o Q3.

Q2 (Imagem: F1)


ELIMINADOS: 11° - Yuki Tsunoda, 12° - Valteri Bottas, 13° - Mick Schumacher, 14° - Daniel Ricciardo e 15° - Kevin Magnussen

Q3

Logo de cara, Leclerc voou. Com 1m11s376, o piloto marcou a melhor volta do início do Q3 e saltou para a ponta. Na briga pelo primeiro lugar do grid, Ferrari e RBR mandaram seus carros à pista com pneus macios. Na briga pela ponta, não teve mudanças, porém. Já na reta final da sessão, Pérez rodou na entrada do túnel e bateu. Sainz vinha logo atrás, não conseguiu parar e acabou se chocando com o rival da RBR.

Sainz chegou a reclamar da demora para receber a bandeira amarela. Pediu desculpas, mas não conseguiu evitar o choque com o rival. Alonso, um pouco depois, também teve um incidente na reta final do treino.