Esportes

Manchester City empata com o Atlético em Madri e avança para enfrentar o Real na semifinal

Em Liverpool, time da casa ficou no 3x3 com o Benfica e vai encarar o Villarreal

Por Globo Esporte 13/04/2022 18h28
Manchester City empata com o Atlético em Madri e avança para enfrentar o Real na semifinal
City avança após empate sem gols em Madri - Foto: EFE

Quem diria que Simeone aplaudiria ironicamente um adversário por fazer cera? Pois foi assim que terminou o empate em 0 a 0 entre Atlético de Madrid e Manchester City nesta quarta-feira. Após a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o time inglês fez jogo pragmático, o suficiente para segurar o resultado e avançar às semifinais da Liga dos Campeões. Ao Atlético, restou o lamento após um segundo tempo de muita pressão, mas poucas chances efetivas.

Precisando vencer para seguir vivo, o Atlético de Madrid fez um primeiro tempo pobre, com apenas uma finalização. O City, desde o início, deixou claro seu plano: diminuir o ritmo do jogo, cozinhá-lo e não correr riscos. Na etapa final, porém, os colchoneros subiram a intensidade, cortaram a saída do rival e dominaram. O time de Simeone terminou o jogo com uma linha de cinco atacantes, mas o volume não foi suficiente: Ederson até fez duas boas defesas, mas o Atleti não teve uma chance efetiva para marcar.

Conforme o jogo foi saindo do controle do City, a partida se tornou mais nervosa. A equipe de Guardiola abandonou seu estilo e passou a se preocupar em defender, principalmente depois que Fernandinho entrou no lugar de Bernardo. Felipe foi expulso após falta em Foden, com direito a princípio de confusão. No fim, Simeone se irritou quando dois jogadores do City pediram atendimento: Ederson e Fernandinho. Nas duas ocasiões, começou a aplaudir ironicamente, enquanto Guardiola e De Paul discutiam.

Com cera ou não, o Manchester CIty está nas semifinais da Liga dos Campeões. A equipe vai enfrentar o Real Madrid, que passou pelo Chelsea na terça-feira. Os jogos acontecem nas semanas dos dias 27 de abril e 4 de maio.

Liverpool 3x3 Benfica

Roberto Firmino foi o principal nome da classificação do Liverpool para as semifinais da Liga dos Campeões. O atacante brasileiro marcou duas vezes no empate em 3 a 3 com o Benfica nesta quarta-feira, no jogo de volta pelas quartas de final. Os outros gols da partida emocionante em Anfield foram do zagueiro Konaté, também para o time inglês, do meia Gonçalo Ramos e dos atacantes Yaremchuck e Darwin Núñez, todos para a equipe portuguesa. O Liverpool terá agora pela frente o Villarreal, que passou pelo Bayern de Munique.

Roberto Firmino teve nova oportunidade como titular do Liverpool e não desperdiçou. Com os dois gols marcados nesta quarta-feira, ele chegou a 11 em toda a temporada pelo Liverpool, mais do que os nove da anterior. Isso em 30 jogos (15 como titular, 15 como reserva). Foram cinco gols até agora nesta edição da Champions League, 20 desde que começou a disputar o torneio. Aplausos merecidos na saída de campo.

O Benfica foi valente em Anfield e fez por merecer o empate com o Liverpool. Destaque para o atacante Darwin Núñez, que marcou um gol e teve outros dois anulados (corretamente). Ele chegou a 32 gols em 37 jogos pelo time português nesta temporada, sendo seis na Liga dos Campeões — estreia dele no torneio. Foi o maior número de gols de um jogador do Benfica na Champions.

O técnico Jürgen Klopp escalou o Liverpool com várias novidades para esse jogo. Ao todo, sete nomes que vinham sendo reservas: Joe Gomez, Konaté, Tsimikas, Henderson, Milner, Roberto Firmino e Diogo Jota. Além do atacante brasileiro, outro que aproveitou muito bem a chance foi o lateral-esquerdo grego, eleito o melhor em campo pela Uefa. Ele contribuiu diretamente com duas assistências.

As semifinais da Liga dos Campeões acontecem nos dias 26/27 de abril e 3/4 de maio. O Liverpool vai enfrentar o Villarreal.