Esportes

Inter cria "espírito" de Série B com time misto e mostra "fome" em vitória

Colorado venceu o Figueirense por 2 a 1 nesta terça-feira, no Orlando Scarpelli, sem seis titulares, pela 5ª rodada da Série B, com uma atuação de bastante sofrimento

Por globoesporte.com 07/06/2017 11h45
Inter cria 'espírito' de Série B com time misto e mostra 'fome' em vitória
Reprodução - Foto: Assessoria

O Inter passou longe de apresentar um futebol vistoso no gramado enlameado do Orlando Scarpelli, nesta terça-feira, diante do Figueirense. Também pudera. Com uma equipe alternativa, sem D'Alessandro e outros cinco titulares, não se esperava nada disso. Guto Ferreira traçou o plano de preservar peças-chave da equipe, de olho em colher frutos mais duradouros, a longo prazo, mesmo sob pressão em sua primeira semana de trabalho. E viu sua estratégia dar resultado não apenas pela vitória por 2 a 1, mas pelo espírito aguerrido da equipe, que soube entender as agruras da Série B para sair com a vitória e para encher os olhos do treinador pela atitude dentro de campo.

O triunfo em solo catarinense, aliás, encerra a sequência de três jogos seguidos com tropeços do Colorado na competição, em meio à troca de técnicos, após a saída de Antônio Carlos Zago. E serve como amostra de que o elenco, mesmo dividido entre Florianópolis e Porto Alegre, já compreende um dos primeiros pedidos do treinador, expresso ainda na apresentação no clube: ter "fome" de Série B.

A compreensão colorada das dificuldades que aguardam o clube em sua primeira incursão na Série B se explica na postura da equipe para sair com a vitória nesta terça-feira. Fora de casa e com uma equipe desentrosada, sem seis de seus titulares – Léo Ortiz, Uendel, Rodrigo Dourado, Edenílson, D'Alessandro e Nico López – o Inter até iniciou a partida com posse de bola, disposto a propor as ações do jogo. E abriu o placar, aos 15, com Víctor Cuesta. Foi o ponto de partida para o Figueirense se "ligar" em campo. Os catarinenses cresceram, empurraram o Colorado ao ataque e empataram ainda no primeiro tempo, com Henan.

No intervalo, Guto sacou Brenner para o ingresso do meia Juan e deslocou William Pottker para atuar centralizado, como referência do ataque. As alterações fizeram o Inter recuar em campo, numa estratégia que foge do discurso apregoado pela diretoria desde o início do ano, de que o Colorado teria de aprender a propor o jogo contra rivais recuados. O treinador pôs em prática justamente o oposto.

Diego marca contra o Figueirense (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)

 

Recuado, o Colorado se virou como pôde, com brechas recorrentes cedidas ao Figueirense, para se defender e evitar o segundo gol, de uma virada capaz de inflamar ainda mais os ânimos dos torcedores no Beira-Rio. E conseguiu. A equipe não só lutou para evitar a derrota, como chegou à vitória com base na estratégia do comandante, em um contra-ataque com participação dos três garotos que deixaram o banco. Valdemir lançou Juan, que acionou Pottker. O atacante cruzou na medida para Diego completar no segundo poste. A partir daí, foi preciso toda a transpiração possível para segurar o resultado.

Mas o tão saudado "espírito" de Série B teve a semente plantada antes da vitória tão batalhada no Scarpelli e foi difundido ainda em Porto Alegre. Nesta terça-feira, Guto Ferreira comandou um treinamento de "alta intensidade" com os atletas remanescentes na capital gaúcha. O treinador e a diretoria de futebol identificaram já após o empate em 1 a 1 com o Juventude que as cobranças entre os atletas caminhavam para selar o entendimento da competição.

– A gente não pode deixar fora desse grupo os jogadores que ficaram lá. Eles se cobraram muito. Quem construiu tudo isso foi eles. Começando a se cobrar pós-jogo lá. Quem foi ver o treino viu o espírito de quem estava trabalhando lá, com a mesma intensidade, vontade e disposição desses que vieram jogar. Ninguém faz sozinho. É atletas, direção, estafe, torcida. Todo mundo joga junto. O grupo está de parabéns. A alma colorada foi muito forte e construiu essa vitória importante – afirma Guto.

A vitória em Florianópolis abre caminho para a recuperação do Inter na tabela da Série B. Com o resultado, a equipe soma oito pontos e sobe para a 6ª colocação, a um ponto do G-4. O Colorado volta a campo no próximo domingo, às 16h30, quando recebe o Náutico, no Beira-Rio, pela 6ª rodada da competição.