Esportes

Boa fase de volantes esfria interesse do Grêmio em Damián Musto

Atuações de dupla Arthur e Michel faz Grêmio reduzir "urgência" por reposição para volante

Por Globo Esporte 26/05/2017 14h36
Boa fase de volantes esfria interesse do Grêmio em Damián Musto
Reprodução - Foto: Assessoria

O Grêmio sequer havia estreado na Libertadores e já se movimentava no mercado para contratar Damián Musto, volante do Rosario Central. O argentino esteve muito próximo de se transferir à Arena, ainda em março. Mas muita água rolou desde então. A negociação travou, entre relutância do clube argentino e o crescimento da equipe de Renato Gaúcho deslanchou mesmo sem Maicon, mas com Arthur e Michel como donos da posição. E a dupla – em especial, o garoto – foi tão bem, que esfriou o interesse gremista no reforço.

Ao menos, é o que garante o vice de futebol Odorico Roman, após a goleada por 4 a 0 sobre o Zamora, na Arena, nesta quinta-feira, na última rodada do Grupo 8 da Libertadores. Os resultados, aliás, explicam um pouco da confiança da diretoria nos dois atletas. O Tricolor encerrou a primeira fase da competição continental na liderança da chave e com a terceira melhor campanha, com os mesmos 13 pontos de Atlético-MG e Lanús, que levam vantagem no saldo de gols. De quebra, ainda lidera o Brasileirão com seis pontos em dois jogos e tem boa margem para avançar às quartas da Copa do Brasil, após vencer o Fluminense na ida por 3 a 1.

O desempenho individual também dá segurança aos gremistas. Em quatro jogos na Libertadores, Arthur acertou 149 de 154 passes, com 97% de precisão. Michel tem uma partida a mais e 224 acertos em 233 tentativas, com 96% de assiduidade. Os números são do site oficial da Conmebol.

– O Musto, num determinado momento, o Grêmio aguardou até o último instante das inscrições da Libertadores. Não foi possível. Hoje estamos avaliando em que posições a gente pode trazer alguém que pode fazer a diferença. O volante talvez não seja a posição de maior urgência. Michel e Arthur estão muito bem. Jailson vem bem, também. Saída do Walace causou uma necessidade de contratar alguém para a posição. Mas a entrada do Arthur e do Michel supriu bem isso – afirma Odorico Roman.

Negócio por Musto "esfria" após boas atuações de dupla Arthur e Michel (Foto: Divulgação/Rosario Central)

As conversas com Musto foram abertas no início do ano, após a venda de Walace para o Hamburgo, da Alemanha. O Grêmio até chegou a um acerto com o volante, que deseja atuar no Brasil. Mas esbarrou na pedida do Rosario Central, que deseja US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 4,6 milhões) para liberar o jogador. Recentemente, o presidente Romildo Bolzan chegou a afirmar que o Tricolor busca um atleta com perfil semelhante ao do argentino para a posição – um desejo aparentemente arrefecido por Arthur e Michel.

Olheiros vão à Arena

Entre tanto destaque, o jovem Arthur desperta interesse de olheiros de outros clubes, assim como Luan – este, bem mais badalado e consolidado. Nesta quinta-feira, um funcionário do Atlético de Madrid esteve na Arena para acompanhar a partida e fazer relatórios sobre os destaques do Grêmio. Outro representante de um time europeu também marcou presença para construir anotações.

O volante era dúvida para a partida, devido a um quadro de gripe, que não impediu que tivesse mais uma atuação segura no meio-campo gremista. Em meio a destaque na temporada, ganhou status de "bola da vez" da boca do próprio mandatário, após ir bem contra o América-MG. Após fazer sua estreia ainda com Felipão, em 2015, o jogador voltou ao grupo de transição no ano passado e foi promovido de vez em 2017. Ao todo, soma 13 jogos e um gol – golaço, anotado contra o Fluminense – na temporada. Seu contrato vai até o final de 2019.

Antes do jogo, o presidente Romildo Bolzan Júnior se manifestou sobre o fato. Disse entender o momento de "frenesi" de empresários e representantes, mas que ficou sabendo da presença do funcionário do clube espanhol pela imprensa. Perguntado sobre a chance de perder o jovem de 20 anos, rechaçou.

- O Arthur se preparou muito, não só fisicamente, mas psicologicamente, durante as categorias de base, para viver o que está vivendo. Ele merece tudo isso. O Grêmio deseja tê-lo neste ano e no ano que vem. Na premissa de primeiro dar o mérito esportivo para o clube, ganhar algo, depois trabalhamos a ideia de ter uma proposta.