Esportes

Sem dinheiro, Santos elogia elenco e descarta reforços para o Brasileiro

Dorival Júnior e diretoria ignoram críticas ao time e acreditam no grupo atual para a disputa do campeonato nacional

Por Globo Esporte 19/04/2017 09h35
Sem dinheiro, Santos elogia elenco e descarta reforços para o Brasileiro
Reprodução - Foto: Assessoria

A eliminação precoce nas quartas de final do Campeonato Paulista e as críticas ao desempenho da equipe não diminuíram a confiança do técnico Dorival Júnior e da diretoria do Santos no elenco do Peixe. Não há, neste momento, uma busca por reforços na Vila Belmiro. Os dirigentes só devem procurar novos atletas para o plantel se alguma vaga se abrir – há a expectativa de ofertas pelo lateral Zeca e pelo volante Thiago Maia na janela de transferências do meio do ano.

O Santos fez investimentos importantes no início da temporada, e não deve abrir o bolso novamente para o Campeonato Brasileiro, que começa em maio. Foram contratados Kayke, Vladimir Hernández, Leandro Donizete, Matheus Ribeiro, Bruno Henrique e Cleber.

Apenas Bruno Henrique e Cleber, somados, custaram cerca de R$ 21 milhões – o atacante é titular, mas o zagueiro ainda não convenceu e nem viajou à Colômbia nesta semana para a partida desta quarta-feira contra o Santa Fe, às 21h45 (de Brasília), pela Libertadores.

Em entrevista ao SporTV, na última terça-feira, Dorival foi incisivo ao dizer que não quer novos atletas. O sentimento é compartilhado pela cúpula alvinegra, que se preocupa, também, em manter a folha salarial dentro do atual padrão, de R$ 4,5 milhões mensais. Houve atrasos nos pagamentos neste início de ano, considerados normais pela diretoria, que culpa problemas no fluxo de caixa pelas dificuldades.

Depois de segurar o elenco na janela de transferências de dezembro, o clube espera reforçar o cofre com a venda de jogadores a partir de julho. O principal atleta na vitrine santista hoje é o lateral Zeca, que foi à Europa recentemente para tirar um passaporte comunitário, o que facilita uma transferência para o continente.

Os cartolas só pretendem abrir exceções a “negócios de oportunidades”, como eles dizem: jogadores que chegariam sem custo – ou a custo muito baixo. Foi o caso da negociação fracassada com o meia Valdivia, ex-Palmeiras, cujo contrato com o Al Wahda, dos Emirados Árabes, termina no meio deste ano.

A diretoria e comissão técnica acompanharam os destaques dos times do interior no Campeonato Paulista. O atacante Rodrigo, do Novorizontino, é um dos que chamam a atenção. O objetivo, porém, é trazer promessas apenas para a base ou Santos B.

Próximo adversário: Independiente Santa Fe, da Colômbia

Local: El Campín, em Bogotá

Data e horário: quarta-feira, 21h45 (de Brasília)

Escalação provável: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Jean Mota; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira

Desfalques: Zeca (lesão no menisco), Caju (lesão muscular na coxa esquerda), Gustavo Henrique e Luiz Felipe (ruptura de ligamentos do joelho)

Arbitragem: Fernando Rapallini, auxiliado por Juan P. Belatti e Gabriel Chade (todos da Argentina)

Transmissão: TV Globo para Santos (com Antonio Marcos e Marcio Calves) e SporTV (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

Tempo Real: GloboEsporte.com.