Esportes

Vettel vence disputa com Hamilton no Bahrein e assume a liderança do campeonato

Alemão triunfa pela segunda vez no ano e abre vantagem sobre rival na tabela do Mundial de Pilotos

Por Globo Esporte 16/04/2017 17h13
Vettel vence disputa com Hamilton no Bahrein e assume a liderança do campeonato
Reprodução - Foto: Assessoria

Sebatian Vettel aproveitou todas as oportunidades que teve, não deu chances para Lewis Hamilton, e venceu o GP do Bahrein, a terceira corrida da temporada 2017 de Fórmula 1. A prova, realizada neste domingo de Páscoa, começou melhor para o alemão desde a largada, quando ultrapassou o britânico da Mercedes para assumir a segunda colocação. Depois, adotando uma estratégia inteligente e contando com uma punição do tricampeão, Vettel rumou tranquilo para a segunda vitória no ano, se isolando na liderança do Mundial de Pilotos. Após pagar a penalização, Lewis bem que tentou ir à caça do rival, mas o melhor que conseguiu foi o segundo lugar, com o companheiro Valtteri Bottas em terceiro. Felipe Massa, que largou em oitavo e chegou a ser quarto, terminou a prova em sexto.

Com o triunfo, Vettel chegou à 44ª vitória na carreira, sendo a quinta pela escuderia italiana. O resultado também fez com que o alemão pulasse para a ponta da tabela do campeonato, com 68 pontos, contra 61 do britânico. A Ferrari também superou a Mercedes no Mundial de Construtores, por apenas um ponto (102 contra 99).

Campeonato após o GP do Bahrein (Foto: Reprodução)

A corrida foi decidida com a entrada do safety car, após um incidente envolvendo Lance Stroll e Carlos Sainz, que bateram na primeira curva do Circuito de Sakhir. Com o carro de segurança na pista, diversos pilotos foram para os boxes. Como as Mercedes rumaram juntas para o pit, Hamilton precisou dar uma "segurada" no ritmo para dar tempo de o time trocar os pneus de Bottas e se reorganizar para receber o britânico. Ao fazer isso, no entanto, acabou atrapalhando Daniel Ricciardo e foi punido com 5s pela direção de prova. A penalização acabou com as chances do britânico de alcançar Vettel, que terminou a prova a quase 7s do rival.

Felipe Massa largou muito bem, ganhou duas posições e pulou para o sexto lugar, superando Ricciardo e Raikkonen. O piloto chegou a ser quarto e protagonizou uma bela briga com o finlandês da Ferrari. Conforme seus pneus foram sofrendo com o desgaste do abrasivo asfalto de Sakhir, Felipe começou a perder rendimento e posições, terminando a corrida na sexta colocação.

A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, em Sochi, para o GP da Rússia. O primeiro treino livre será realizado às 5h (horário de Brasília) do dia 28 de abril, com transmissão do SporTV. A Globo transmite a corrida, ao vivo, às 9h de domingo, dia 30 de abril. O GloboEsporte.com acompanha todas as atividades em tempo real.

Classificação final da prova

Classificação final GP do Bahrein (Foto: Reprodução)

Sebatian Vettel Fórmula 1 GP do Bahrein Ferrari 2017 (Foto: Reprodução)

HAM: "Congratulations to Sebastian. I gave it everything I could but Ferrari did a great job out there today" #BahrainGP ???????? pic.twitter.com/obkISN2W2X

— Formula 1 (@F1) 16 de abril de 2017

BOT: "It was just oversteering all through the race, that's why the pace was slow. It's a shame: the target today was a lot, lot higher" pic.twitter.com/v0hDWmG0J1

— Formula 1 (@F1) 16 de abril de 2017

O que você precisa saber?

Fernando is flying solo for today's #BahrainGP due to an issue with Stoffel's PU. ???? pic.twitter.com/BjMQY48xve

— McLaren (@McLarenF1) 16 de abril de 2017

Fernando Alonso foi o único piloto da McLaren a disputar o GP do Bahrein. Stoffel Vandoorne sequer largou, com problemas no motor do seu carro.

After a great start we had the right strategy and pace. Too bad a brake issue prevented me from finishing, but that’s racing. #BahrainGP pic.twitter.com/TDEs1Qn7nD

— Max Verstappen (@Max33Verstappen) 16 de abril de 2017

Max Verstappen ia bem na prova, depois de ter ganho duas posições na largada. Mas um problema nos freios fez com que o holandês precisasse abandonar a corrida.

???? - P11 at the end for Pascal - good fight in the last lap ???? #F1 #BahrainGP

— Sauber F1 Team (@SauberF1Team) 16 de abril de 2017

Destaque para Pascal Wehrlein, que fez sua primeira corrida do ano apenas no Bahrein e conseguiu um expressivo 11º lugar. Seu companheiro, Marcus Ericsson, acabou abandonando a prova, mas seguia em 15º antes de sofrer com um problema no câmbio.

Como foi a largada?

Bottas largou bem e manteve a ponta. Hamilton foi superado por Vettel e caiu para a terceira colocação. Felipe Massa também partiu muito bem e ganhou duas posições, pulando para sexto. Ricciardo foi outro que teve bom início de prova, caindo da quarta para a quinta colocação. Kimi Raikkonen também sofreu na largada, caindo duas colocações e ficando em sétimo.

Momentos decisivos da corrida (ordem cronológica)

1. Com problemas no freio, Verstappen passa direto na curva e acaba no muro, ainda na volta 12. Fim de prova para o holandês, que sai irritadíssimo do carro, chtuando a barreira de proteção.

2. Na volta seguinte, Stroll e Sainz batem e provocam o safety car, que faz todos os pilotos correrem para os boxes. Com a Mercedes entrando com os dois carros ao mesmo tempo, Hamilton tira o pé para dar tempo de o time realizar a troca de Bottas e se reorganizar para a sua troca. Ao diminuir, o piloto acaba atrapalhando Ricciardo e recebe punição de 5s.

3. Apesar de punido, Hamilton tem melhor ritmo que Bottas, e a Mercedes dá a ordem para que o finlandês deixe o companheiro passar, na esperança de que o britânico consiga alcançar Vettel.

4. Apesar de estar andando relativamente bem, mesmo com um carro pífio, Alonso precisou novamente abandonar a prova com problemas na McLaren.

Como foi a chegada

Sem se intimidar com o britânico diminuindo o ritmo, Vettel confirma a boa fase dele e da Ferrari e vence a segunda no ano, com margem de 6s6 para o rival da Mercedes.

Imagem da prova

Sebastian Vettel Ferrari GP do Bahrein F1 (Foto: Reuters)

Sebastian Vettel vence a segunda e imita o coelhinho da Páscoa, em celebração ao feriado festivo.