Esportes

Meia argentino Dátolo é anunciado como reforço do Vitória para 2017

Aos 32 anos, Dátolo é o 3º reforço anunciado pelo Leão para a temporada

Por Globo Esporte 06/01/2017 14h02
Meia argentino Dátolo é anunciado como reforço do Vitória para 2017
Reprodução - Foto: Assessoria

Depois de tanto namoro, enfim, o Vitória oficializou a contratação do meia argentino Dátolo, de 32 anos, que disputou as últimas três temporadas pelo Atlético-MG e estava sem clube. Na tarde desta sexta-feira, a diretoria rubro-negra anunciou o acerto com jogador, que assinou vínculo válido até o fim da temporada.

Dátolo desembarcou em Salvador na noite de quinta-feira e realizou exames médicos nesta manhã. Durante a tarde, o jogador vai retornar à Toca do Leão para assinar os papeis.

A contratação do argentino é um desejo antigo do Vitória. No meio da temporada passada, o clube chegou a fazer uma consulta pelo atacante, mas a negociação não evoluiu. Na época, Dátolo estava machucado e precisava de um longo de tempo para recuperação.

Dátolo deixou o Atlético-MG no final do ano passado. A temporada de 2016 não foi das melhores em Minas Gerais. Além das quatro lesões musculares que prejudicaram a sequência de jogos durante o ano, o meia também foi alvo de investigação da Polícia Federal. Em setembro, dois colegas do jogador tentaram embarcar para a Argentina levando cerca de R$ 150 mil em dinheiro e foram detidos no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O crime de evasão de divisas tem pena máxima de seis anos de prisão. Posteriormente, o meio-campo admitiu que houve um mal-entendido com dois amigos de infância que lhe prestam serviços.

Contratado pelo Galo em 2013, sem custos, após a conquista da Libertadores pelo Atlético-MG, Dátolo ficou fora do Mundial de Clubes, no Marrocos, devido ao término do prazo de inscrições. No ano seguinte, o jogador viveu uma das temporadas mais intensas pela equipe mineira, quando conquistou os títulos da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil. Em 2015, o argentino comemorou o Campeonato Mineiro e foi vice-campeão do Brasileiro.

Por causa das lesões, Dátolo disputou apenas 21 partidas em 2016, incluindo um amistoso, pelo Atlético-MG - o time fechou o ano com 74 jogos oficiais. O jogador fez um gol e anotou três assistências ao longo do ano. Os 180 dias no departamento médico do Galo incomodaram o meia.

Além de Atlético-MG, Dátolo passou, no Brasil, pelo Internacional. No exterior, o meia jogou pelo Banfield (Argentina), Napoli (Itália), Olympiacos (Grécia) e Espanyol (Espanha). Ele é o terceiro reforço anunciado pelo Vitória aqui. Até o momento, foram oficializadas as contratações do volante Uillian Correia e do lateral Leandro Salino. Nos próximos dias, o Vitória deve confirmar oficialmente também as chegadas do zagueiro Fred, dos meias Cleiton e Gabriel Xavier, além do meia argentino Leonardo Pisculichi e do atacante chileno Jean Pineda.