Esportes

Bombeiro diz que membro da comissão técnica morreu logo após resgate

Integrante da delegação da equipe foi encontrado vivo, mas perdeu sinais vitais após sair do avião

Por Globo Esporte 30/11/2016 16h22
Bombeiro diz que membro da comissão técnica morreu logo após resgate
Reprodução - Foto: Assessoria

Um dos bombeiros que participaram do resgate ao avião da Chapeconse, que caiu nas proximidades do aeroporto de Medelín, afirmou que dez pessoas foram socorridas ainda com vida. Entre elas, um membro da comissão técnica da equipe catarinense, mas que acabou morrendo minutos depois. Juan Diego Gómez afirmou que o passageiro, que não teve o nome confirmado, perdeu os sinais vitais logo após ser socorrido. Outros três também não resistiram.  

- Quando o retiramos do avião, acabou ficando sem sinais vitais e morreu – disse o bombeiro, em entrevista à Blu Rádio.

No total, seis pessoas sobreviveram ao acidente. Os três jogadores da Chapecoense que saíram com vida do acidente ainda estão sob cuidados médicos - mas os sinais são positivos. Confira:

Neto (jogador)

O zagueiro Neto foi o último a ser resgatado. Ele chegou ao hospital com lesões cranianas – foi constatado que eram apenas edemas - e no tórax. Neto passou por drenagem torácica na terça-feira e respondeu bem. Tem boas condições circulatória e neurológica. Ainda passará por novos procedimentos nas pernas para fechar feridas e evitar infecções. Ele teve fraturas nos membros inferiores em decorrência do choque.

Alan Ruschel (jogador)

O lateral Alan Ruschel passou por cirurgia na terça-feira para estabilizar uma fratura na coluna. Ele teve lesão em uma das vértebras e correu risco de ficar tetraplégico. Nesta quarta, segundo o porta-voz da Chapecoense, Andrei Copetti, não havia mais essa possibilidade – mas não há confirmação da clínica onde ele está internado. O último boletim foi na terça.

Alan Ruschel  dá entrada em hospital com lesões em vértebras (Foto: Reuters)

Follmann (jogador)

O goleiro Follmann teve perna direita amputada abaixo do joelho. Na esquerda, sofreu lesões musculares e vasculares que exigirão novos procedimentos médicos. Ele está na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital San Vicente Fundación de Rionegro. Está entubado, mas respira normalmente.

Rafael Henzel (jornalista)

O jornalista Rafael Henzel teve trauma torácico e costelas quebradas, além de lesões em braços e pernas. O impacto também atingiu seu pulmão. Ele evoluiu bem aos procedimentos médicos. Está entubado, mas respira normalmente.

Ximena Suárez (tripulante)

Está fora de perigo. Teve lesões ocasionadas pelo impacto, mas sem atingir órgãos vitais. Teve fraturas nas pernas. Segue sob observação.

Erwin Tumiri (tripulante)

Foi resgatado consciente. Teve lesões decorrentes de impacto, mas nenhuma de alta gravidade. Está fora de perigo.