Esportes

Em casa, Náutico perde do Oeste e vê sonho do acesso acabar

Náutico termina sua campanha na quinta colocação, sendo a primeira equipe fora do G4

Por Gazeta Esportiva 26/11/2016 19h26
Em casa, Náutico perde do Oeste e vê sonho do acesso acabar
Reprodução - Foto: Assessoria

Os mais de 25 mil torcedores que foram à Arena Pernambuco apoioar o Náutico deixaram o estádio cabisbaixos neste sábado. Isso porque o Timbu foi derrotado por 2 a 0 para o Oeste, em duelo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro Série B de 2016, e viu o sonho do acesso à primeira divisão acabar.

Para subir, o Timbu precisava vencer e contar com tropeços de Vasco ou Bahia – o time de Salvador acabou derrotado pelo campeão Atlético-GO. No entanto, a agremiação do Recife não fez sua parte e amargará a segunda divisão nacional por mais um ano pelo menos. O clube do interior paulista, por sua vez, livrou-se do rebaixamento à Série C.

A tarde ainda ficou mais triste para o time da casa quando vários torcedores invadiram o gramado da arena nos minutos finais do confronto. O volante Francis, do Oeste, chegou a ser agredido por um dos invasores, mas foi atendido e seguiu no campo para o reinício da partida, que ficou paralisada por 19 minutos.

Desta forma, o Oeste se despede de 2016 com o 16º lugar da Série B, com 41 pontos. O Náutico, por sua vez, termina sua campanha na quinta colocação, sendo a primeira equipe fora do G4, com 60 pontos.

O jogo – Após um início elétrico do Náutico, que perdeu duas boas chances de abrir o placar, com Bergson e Gastón, o Oeste equilibrou as ações ofensivas. Tanto que aos 11 minutos quase marcou o primeiro, quando Léo Artur bateu forte e rasteiro para boa defesa de Júlio César.

A equipe paulista, então, conseguiu esfriar o confronto. Vendo a possibilidade de ser mais agressivo, o Rubrão se lançou ao ataque e teve sucesso. Aos 21, após bela troca de passes, Crysan recebeu na esquerda da grande área e cruzou rasteiro para trás. Pedro Carmona chegou batendo de primeira, no canto esquerdo, sem chances para Júlio César.

A partir de então só deu Oeste. Se não fosse pelo goleiro Júlio César, que salvou o Timbu nas investidas de Carmona e Marcus Vinícius, a equipe comandada por Fernando Diniz teria antecipado o segundo gol, que acabou vindo aos 39 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Mike na pequena área. O atacante dominou e soltou a bomba, ampliando o marcador na Arena Pernambuco ainda antes do intervalo.

Para busca a reação, o técnico Givanildo Oliveira promoveu as entradas de Léo Santos e Esquerdinha nos lugares de Vinícius e Bergson, respectivamente. As mudanças surtiram efeito e o Timbu passou a exercer forte pressão contra a meta paulista.

Aos 14 minutos, Rafael Pereira bateu forte da intermediária, no ângulo, mas o goleiro Felipe Alves desviou com a ponta dos dedos. No lance seguinte, após cobrança de escanteio e de bate-rebate na área, Marcus Vinícius salvou em cima da linha o que seria o primeiro gol do Timbu. Aos 16, mais Náutico: Roni fez boa jogada pela esquerda, passou pela marcação e ficou na cara do gol. Mas, novamente, o arqueiro do Oeste foi decisivo ao defender com os pés.

Passado  osufoco inicial, o Oeste voltou a esfriar a partida e não sofrer riscos. O nervosismo tomou conta do time alvirrubro, que passou a errar muitos passes, e contagiou vários torcedores, que invadiram o campo de jogo a dez minutos para o término. O volante Francis, do Oeste, chegou a ser agredido por um dos invasores, mas foi prontamente atendido e voltou a atuar quando a partida foi reiniciada.

Após de 19 minutos de paralisação, o jogo foi retomado. Mas, com os jogadores “frios”, a reação do Náutico ficou ainda mais difícil neste cenário. Assim, coube ao Oeste administrar a vantagem para confirmar a vitória e a permanência na Série B do ano que vem.