Esportes

Cafu diz que Neymar se livrou de peso ao abdicar da faixa de capitão

Ex-lateral aprovou decisão do atacante de abdicar do posto na Seleção Brasileira

Por Gazeta Esportiva 23/11/2016 10h15
Cafu diz que Neymar se livrou de peso ao abdicar da faixa de capitão
Reprodução - Foto: Assessoria

Capitão na conquista da Copa do Mundo de 2002, Cafu aprovou a decisão do atacante Neymar de abdicar do posto na Seleção Brasileira. O ex-jogador acredita que o camisa 10 do time canarinho se livrou de um peso ao pedir para o técnico Tite dar a faixa a outro atleta.

“Foi o próprio Neymar que tirou a responsabilidade quando pediu para não ser capitão. É um sinal de maturidade. Ele sabia que isso poderia ser um peso. E desde aquele momento ele começou a fluir. Quem ganhou com isso foi a Seleção Brasileira”, afirmou Cafu.

Neymar foi capitão da Seleção durante a maior parte da segunda passagem de Dunga pela equipe. Ele abriu mão do posto após a conquista do inédito ouro olímpico, antes da estreia de Tite. A decisão foi tomada pelo atleta após torcedores questionarem o comprometimento que ele mantinha com a equipe. A partir de então, o técnico tem feito um rodízio de capitães.

Sob o comando de Tite, Neymar voltou a acumular boas atuações pela equipe que venceu os últimos seis jogos das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018. Para Cafu, o técnico conseguiu despertar o potencial dos jogadores que não rendiam o esperado na Seleção.

“Sempre acreditei que o futebol iria aparecer. E isso aconteceu na gestão do Tite. Agora ele precisa dar sequência ao trabalho e ao que ele quer. O índice de aproveitamento é fantástico nas mãos dele. Espero que o Brasil possa continuar com essa credibilidade de seleção número um do mundo”, opinou o ex-lateral.

“Hoje está tudo ótimo, está tudo excelente. Enquanto os resultados estão vindo, ninguém vai lamentar nada. A Seleção aderiu ao esquema tático que o Tite quer. E por isso ela se encontra no lugar que está hoje”, acrescentou.

A Seleção se despediu de 2016 com uma vitória por 3 a 0 contra a Argentina, no último dia 10, e com um triunfo por 2 a 0 ante o Peru, no dia 16. Com 27 pontos, o time lidera as Eliminatórias da América do Sul e tem a classificação à Copa do Mundo praticamente encaminhada. O próximo jogo será disputado em 23 de março, diante do Uruguai, fora de casa.