Esportes

Clássico turco impressiona Souza, que dá seu veredicto: "Nada se compara"

Às vésperas de mais um Galatasaray x Fenerbahçe, volante lembra tempos de Vasco x Flamengo, Gre-Nal, Corinthians x São Paulo... E também sonha com a Seleção

Por globoesporte.com 20/11/2016 12h14
Clássico turco impressiona Souza, que dá seu veredicto: 'Nada se compara'
Reprodução - Foto: Assessoria

Nos tempos de Vasco, seu primórdio, Souza enfrentou Flamengo, Botafogo e Fluminense. Pelo Grêmio, atuou no mais que centenário confronto Gre-Nal (eleito por jornalistas o clássico de maior rivalidade do Brasil). Quando esteve no São Paulo, por sua vez, sentiu o gostinho do que é enfrentar o Corinthians ou o Palmeiras, por exemplo. Testemunhou do campo até alguns Porto x Benfica, na época em que se aventurou no futebol português. O volante de 27 anos, portanto, jogou os principais dérbis do país - e o maior de Portugal. E é por isso que não lhe falta autoridade ao afirmar, sem qualquer resquício de dúvida, que nada se compara a um Galatasaray x Fenerbahçe.

Faz pouco mais de um ano que Souza saiu do São Paulo para aceitar uma proposta do Fenerbahçe, da Turquia. Nesse tempo, ele disputou o maior clássico do país três vezes. A quarta será neste domingo, quando as equipes se enfrentam pela 11ª rodada do Campeonato Turco, às 15h (de Brasília), em Istambul. A rivalidade do confronto impressionou o brasileiro.

- Sinceramente, acho que só quem jogou aqui na Turquia tem um pouco da dimensão. Quem está aí no Brasil só ouve falar. Mas a partir do momento que você vem para cá e joga, você vê que é algo totalmente anormal. Você vai vendo realmente o tamanho da grandeza do jogo em si e das torcidas. Ainda mais a torcida do Fenerbahçe em casa, como vai ser agora. Você não consegue conversar com teu companheiro no campo, o assobio quando o adversário está com a bola é muito alto, eles gritam o tempo todo. É ensurdecedor, mas é muito bonito. Não dá para comparar com nenhum outro clássico. Corinthians x São Paulo, Flamengo x Vasco, Porto x Benfica, o próprio Gre-Nal, que é um clássico muito, muito, muito acirrado, de torcidas fanáticas. Nada se compara a Galatasaray x Fenerbahçe, não tem como explicar. Só vivendo isso para poder entender. Esse é o meu quarto clássico, e a cada clássico que eu jogo aqui é uma emoção diferente - conta ele.

Com contrato até 2019 com o Fenerbahçe, Souza não pensa em sair da Turquia tão cedo. A esposa e os dois filhos moram com ele, e o jogador acredita que a família está completamente adaptada à vida no país. Dentro de campo, a adaptação parece ter sido mais veloz ainda. O jogador tem sido titular absoluto da equipe de Robin Van Persie e companhia e marcou quatro gols no primeiro ano, atuando um pouco mais adiantado do que estava acostumado no São Paulo. Na atual temporada, já foram dois.

- O campeonato é realmente bem diferente. Acho que esse ano tenho conseguido atuações melhores que ano passado. Não que ano passado eu não tive, mas esse ano estou melhor. Eu gosto (da nova posição) porque isso me dá condições de chegar mais na frente, fazer gols, dar passes. As oportunidades vêm sempre aparecendo. Tenho recebido muitos elogios aqui por isso. Aqui, o pessoal gosta que você vá para frente, ataque, ainda mais em time grande. Espero manter essa média, espero fazer mais gols, mais assistências, e que o Fenerbahçe consiga voltar ao topo do campeonato - projetou.

O clássico deste domingo, além da corriqueira rivalidade, também é um confronto direto na tabela. O Fenerbahçe de Souza está em quinto, com 18 pontos, dois atrás do Galatasaray, que é o quarto.

Seleção ainda nos planos

Souza tem 27 anos. Na próxima Copa do Mundo, em 2018, estará com 29. Por que não sonhar com seleção brasileira? Com os pézinhos no chão, mas acreditando no seu potencial, ele se coloca como candidato a uma vaga no time do técnico Tite. Só lamenta estar longe dos holofotes na Turquia.

- Eu trabalho muito hoje em dia para isso. Sei que aqui não tenho tanta visibilidade do que na Europa e muito menos que no Brasil. Eu procuro trabalhar sempre com esse pensamento para que, em mais ou menos dias, eu tenha essa oportunidade de aparecer novamente. Acho, sim, que tenho capacidade para voltar. Se for a vontade de Deus, um dia eu vou voltar. Estou sempre focado em melhorar a cada dia. Eu já trabalhei contra ele muitas vezes, tanto no Grêmio como no São Paulo. Isso aumentou ainda mais essa rivalidade de encontros. Nos encontramos na Libertadores, no Paulista, no Brasileiro. E contra o Corinthians eu sempre tive ótimas atuações. Sei que, uma hora, a oportunidade vai aparecer. Eu continuo trabalhando.

Na época do São Paulo, Souza chegou a ser convocado para um amistoso da Seleção em 2014 e outros dois em 2015, mas a transferência para a Turquia coincidiu com o fim das oportunidades de defender a amarelinha.

Nos tempos de Vasco, seu primórdio, Souza enfrentou Flamengo, Botafogo e Fluminense. Pelo Grêmio, atuou no mais que centenário confronto Gre-Nal (eleito por jornalistas o clássico de maior rivalidade do Brasil). Quando esteve no São Paulo, por sua vez, sentiu o gostinho do que é enfrentar o Corinthians ou o Palmeiras, por exemplo. Testemunhou do campo até alguns Porto x Benfica, na época em que se aventurou no futebol português. O volante de 27 anos, portanto, jogou os principais dérbis do país - e o maior de Portugal. E é por isso que não lhe falta autoridade ao afirmar, sem qualquer resquício de dúvida, que nada se compara a um Galatasaray x Fenerbahçe. Faz pouco mais de um ano que Souza saiu do São Paulo para aceitar uma proposta do Fenerbahçe, da Turquia. Nesse tempo, ele disputou o maior clássico do país três vezes. A quarta será neste domingo, quando as equipes se enfrentam pela 11ª rodada do Campeonato Turco, às 15h (de Brasília), em Istambul. A rivalidade do confronto impressionou o brasileiro.Nos tempos de Vasco, seu primórdio, Souza enfrentou Flamengo, Botafogo e Fluminense. Pelo Grêmio, atuou no mais que centenário confronto Gre-Nal (eleito por jornalistas o clássico de maior rivalidade do Brasil). Quando esteve no São Paulo, por sua vez, sentiu o gostinho do que é enfrentar o Corinthians ou o Palmeiras, por exemplo. Testemunhou do campo até alguns Porto x Benfica, na época em que se aventurou no futebol português. O volante de 27 anos, portanto, jogou os principais dérbis do país - e o maior de Portugal. E é por isso que não lhe falta autoridade ao afirmar, sem qualquer resquício de dúvida, que nada se compara a um Galatasaray x Fenerbahçe.

Faz pouco mais de um ano que Souza saiu do São Paulo para aceitar uma proposta do Fenerbahçe, da Turquia. Nesse tempo, ele disputou o maior clássico do país três vezes. A quarta será neste domingo, quando as equipes se enfrentam pela 11ª rodada do Campeonato Turco, às 15h (de Brasília), em Istambul. A rivalidade do confronto impressionou o brasileiro.