Esportes

Santos vence o Vitória e continua sonhando com o título

Vitória estacionou nos 39 pontos e não conseguiu sair de perto da zona de rebaixamento

Por Gazeta Esportiva 18/11/2016 01h14
Santos vence o Vitória e continua sonhando com o título
Reprodução - Foto: Assessoria

Foi no sufoco, mas o Santos conseguiu manter-se na cola do Palmeiras. Apesar de estar lutando contra o rebaixamento, o Vitória foi para cima do Peixe e quase saiu da Vila Belmiro com um bom resultado na bagagem. Porém, a equipe de Dorival Júnior contou com a estrela de Lucas Lima, Copete e Ricardo Oliveira para vencer por 3 a 2, na noite desta quinta-feira, e seguir sonhando com o título do Campeonato Brasileiro.

Na primeira etapa, Lucas Lima tocou para Copete abrir o placar. No segundo tempo, o Rubro-Negro Baiano empatou com o também inspirado Marinho. Porém, Ricardo Oliveira desempatou em cobrança de pênalti, após nova jogada entre o camisa 10 e o colombiano. Para coroar a boa apresentação, Copete ainda marcou mais. No final, Serginho, ex-Santos, descontou, mas não evitou a vitória santista.

O triunfo fez o Peixe alcançar uma marca inédita neste Brasileirão. Pela primeira vez, os comandados de Dorival Júnior venceram pela quarta vez seguida. Com isso, o Peixe chegou aos 67 pontos, manteve-se em segundo lugar e encostou de vez no Palmeiras, que empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, e ficou com 71 pontos na tabela.

O Vitória, por sua vez, estacionou nos 39 pontos e não conseguiu sair de perto da zona de rebaixamento. Com o empate do Inter diante da Ponte Preta, os baianos seguiram fora do Z4, mas viram os colorados igualarem o número de pontos.

Na próxima rodada, o Santos pega o Cruzeiro, no Mineirão, neste domingo, às 17h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Vitória recebe o Figueirense em duelo de desesperados, no Barradão.

Jogo movimentado e Copete decisivo

O Santos começou do jeito que está acostumado quando joga na Vila: com posse de bola e buscando encontrar os espaços na base da troca de passes. A diferença é que o Vitória não se contentou em ficar recuado e também partiu para cima do Peixe.

A primeira boa oportunidade saiu aos 10 minutos. Vitor Bueno recebeu de Yuri na intermediária e arriscou de longe. A bola passou perto da trave direita do goleiro Caíque. No lance seguinte, Kieza respondeu na mesma moeda. O atacante soltou uma bomba de fora da área, obrigando Vanderlei a fazer a defesa em dois tempos.

As duas chances desperdiçadas acenderam as duas equipes. O jogo ficou lá e cá na Vila, com boas oportunidades para os dois lados. Na melhor delas, aos 20 minutos, Copete puxou um contra-ataque rápido, avançou pela esquerda e tocou na medida para Lucas Lima. O camisa apareceu sozinho na marca do pênalti e soltou uma bomba no travessão.

A partida seguiu eletrizante. Enquanto o Vitória contiuava marcando forte e apostando na velocidade de Marinho, o Santos seguia no toque de bola e esperando a hora certa para dar o bote. E ela veio aos 35 minutos. Lucas Lima avançou na entrada da área e achou Copete no meio dos zagueiros do Vitória. O colombiano, impedido, tocou por cima do goleiro Caíque e abriu o placar na Vila.

O tento animou o Peixe, que quase amplicou no lance seguinte. Ricardo Oliveira tocou para Vitor Bueno dentro da área. De frente para o gol, o meia chutou no cantinho. A bola passou perto da trave e não entrou, fazendo o alvinegro ir para o intervalo com a vantagem mínima.

Pênaltis e vitória santista

Ao contrário da primeira etapa, o segundo tempo começou em ritmo lento e com poucas chances claras na Vila. Porém, uma falha coletiva da zaga santista determinou o empate logo aos 16 minutos. Após cruzamento na área, Noguera furou feio e Yuri colocou o braço na bola. Pênalti para o Vitória. Na cobrança, Marinho bateu com categoria, deslocando Vanderlei e deixando tudo igual.

A torcida do Rubro-Negro Baiano, porém, teve pouco tempo para comemorar. Cinco minutos depois, também após uma falha defensiva, o Peixe ficou em vantagem novamente. Lucas Lima deu belo passe para Copete. O colombiano adiantou a bola e atropelado por Diego Mateus. Mais um pênalti na Vila. Mostrando frieza, Ricardo Oliveira esperou o goleiro Caíque escolher o canto e tocou do outro.

Aos 38 minutos, Copete apareceu novamente, aproveitou falha de David e matou o jogo para o Santos. No último lance, ainda sobrou tempo para Serginho descontar, mas nada que mudasse o triunfo e a festa santista na Vila.