Esportes

Estudante de Arapiraca é o sexto melhor jogador de xadrez do Brasil

Competição termina neste sábado (19) em João Pessoa

17/11/2016 13h48
Estudante de Arapiraca é o sexto melhor jogador de xadrez do Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

 

O jovem arapiraquense e estudante do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, Alexsandro Barros de Lima, 16 anos, obteve mais uma importante conquista para esporte alagoano, com a sexta colocação nacional nos Jogos Escolares da Juventude, competição que está sendo realizada na cidade de João Pessoa.

No xadrez, categoria masculino de 15 a 17 anos, Alexsandro de Barros Lima obteve pontuação 3,5 e foi um dos destaques da competição que em reuniu, em sua modalidade, jovens atletas de 24 estados do Brasil.

Antes de viajar a João Pessoa, em agosto deste ano, o atleta arapiraquense conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares de Alagoas (Jeal), em Maceió.

Com o resultado, Alexsandro de Barros Lima foi motivado para disputar nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ 2016).

A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo, e segue até sábado (19), dessa vez por equipes.

Na modalidade de Xadrez, a parceria é com a Confederação Brasileira de Xadrez.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil.

A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

Alexsandro Barros de Lima tem o incentivo do pai e treinador Sandro Ferreira de Lima, que é sargento PM do 3º Batalhão Militar de Arapiraca.

Além de ser apaixonado pelo xadrez, o jovem atletas é torcedor da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA).

O garoto conta que conheceu e se apaixonou pela prática do jogo de xadrez aos quatro anos de idade, incentivado pelo seu pai.

O jovem Alexsandro Barros de Lima, apesar da pouca idade, já tem um histórico de vencedor, tendo conquistado, aos 13 anos, o título de campeão alagoano de xadrez na categoria infantil nos Jogos Escolares de Alagoas (Jeal).

No ano seguinte, em 2014, sagrou-se bicampeão alagoano. No mesmo ano, ainda como infantil, foi para disputar a seletiva nacional na cidade de Londrina, no Paraná, pelos Jogos Escolares da Juventude, e obteve a quarta colocação.

Em 2015, como juvenil, Alexsandro de Barros Lima sagrou-se tricampeão alagoano e foi novamente para a seletiva nacional, em Londrina, e conquistou excelente colocação.

Agora, em 2016, o jovem enxadrista arapiraquense venceu mais uma vez a disputa e conquistou o título de tetracampeão alagoano nos Jogos Escolares de Alagoas (Jeal) e nos Jogos Escolares da Juventude, na cidade de João Pessoa, a honrosa sexta colocação superando atletas de 24 estados do Brasil.