Esportes

Clubes pedem e Alemanha e Itália poupam titulares em amistoso sem gols

Diálogo entre equipes e federações é tenso e técnico alemão Joachim Löw avalia levar seleção reserva para a Copa das Confederações

Por Globo Esporte 16/11/2016 14h47
Clubes pedem e Alemanha e Itália poupam titulares em amistoso sem gols
Reprodução - Foto: Assessoria

Se o jatinho do presidente do Palmeiras foi até Lima para trazer Gabriel Jesus de volta para a partida desta quinta-feira contra o Atlético-MG pelo Brasileirão, em Milão alguns dos principais nomes das seleções de Alemanha e Itália sequer entraram em campo no empate em a 0 a 0 no estádio San Siro, nesta terça-feira. Ao contrário do que acontece no Brasil, em que o campeonato está na fase decisiva, na Europa, os principais campeonatos ainda não estão nem na metade, mas os clubes já exercem pressão para poupar os titulares.

Com os clássicos do fim de semana na Itália (Inter x Milan), Alemanha (Borussia Dortmund x Bayern de Munique) e Inglaterra (Manchester United x Arsenal), os times escalados para o amistoso entre Itália e Alemanha foram desfalcados dos principais jogadores. Khedira viu o jogo da arquibancada a pedido do Juventus, Neuer e Boateng nem viajaram por “pequenos” problemas de saúde, mas na verdade ficaram em casa a pedido do Bayern de Munique. Özil, do Arsenal, e Draxler, do Wolfsburg, não foram convocados pelo mesmo motivo, além da ausência de Kross por lesão. Ter Stegen foi reserva e não jogou em Milão.

- Os jogadores que não atuam na Bundesliga não têm a pausa de janeiro para descansarem, por isso são poupados - afirmou o técnico Löw aos jornalistas para justificar a ausência de Khedira contra a Itália, um dos pilares da seleção campeã do mundo.

Do lado da Itália, o caso mais marcante é o de Marco Verratti, que é visto como o futuro da Azzurra para a Copa de 2018. Na semana que antecedeu o jogo contra a Alemanha, os jornais italianos passaram dias e dias destacando a liderança do meia do PSG, mas ele sequer entrou em campo contra os campeões do mundo. O motivo, pelo que o GloboEsporte.com apurou, tem a ver com um pedido do clube francês que no próximo sábado recebe o Nante em casa, em jogo importante para a classificação do Francês, no qual os parisienses ocupam o terceiro lugar.

Dos jogadores que devem ser titulares no derby de Milão no fim de semana, Candreva, Di Sciglio, Bonaventura, Antonelli e Donnarumma, apenas o goleiro foi utilizado no segundo tempo contra a Alemanha. Do Internazionale, só jogou Éder, mas que dificilmente vai ser titular no domingo no San Siro. Na entrevista coletiva prévia ao encontro, Ventura (técnico da Itália) já havia abordado a difícil relação entre os clubes e a seleção nacional.

- Agora que eu estou deste lado é que entendo o que diziam os treinadores. É realmente difícil, você sente a falta do campo, passamos muito pouco tempo com os jogadores e temos de encontrar um equilíbrio para deixar todos de acordo - analisou o ex-treinador do Torino, que é conhecido justamente pelo seu caráter diplomático.

Ou seja, Ventura atendeu ao pedido dos clubes porque não pretende entrar em rota de colisão com os principais dirigentes da Série A italiana.

Além dos clubes, os próprios jogadores tomaram a palavra. Nos últimos dias, foram vários os atletas que se queixaram do elevado número de partidas no ano. Primeiro Müller, após a goleada de 8 a 0 sobre San Marino, depois Bonucci, que revelou ao GloboEsporte.com que “a programação tem de ser revista”. E também Hummels que saiu em defesa de Müller, apontando o cansaço.

Na Alemanha, a liga de clubes pretende que os compromissos da seleção sejam reduzidos e concentrados só no começo e no final da temporada e não na metade, como acontece em outubro, novembro e março (próxima data de jogos de eliminatórias e amistosos). O tema está dando o que falar na Europa e, segundo alguns jornalistas alemães, é bem provável que Joachim  Löw escale um time com muitas reservas para disputar a Copa das Confederações do próximo ano, na Rússia.