Esportes

Ceará vence o Criciúma de virada e mantém vivo sonho da Série A

Equipe nordestina chega a 53 pontos, três a menos que o Bahia, primeiro time dentro do G4

Por Gazeta Esportiva 08/11/2016 20h59
Ceará vence o Criciúma de virada e mantém vivo sonho da Série A
Reprodução - Foto: Assessoria

O Ceará sofreu, mas conseguiu uma vitória heroica em cima do Criciúma, por 3 a 2, de virada, fora de casa, no estádio Heriberto Hulse, na noite desta terça-feira. Os três pontos mantêm vivo o sonho do Vôzão em alcançar a Série A do Campeonato Brasileiro. Agora, a equipe nordestina chega a 53 pontos, três a menos que o Bahia, primeiro time dentro do G4, mas que ainda entrará em campo nesta 35ª rodada. Já o Criciúma vai apenas cumprindo tabela na Série B, sem chances tanto para o acesso quanto diante do risco de rebaixamento. O Tigre é apenas 12º colocado, com 47 pontos.

Mas quem esperava uma equipe do Criciúma desmotivada e pouco interessada na vitória, já que o time não tem mais aspirações na competição, se enganou. Precisando do resultado, o Ceará teve de partir para cima desde o início, ignorando o fato de estar em campo como visitante, e acabou sendo surpreendido.

Logo aos 11 minutos, Bruno Baio apareceu livre, entre os zagueiros do Vôzão, e não perdoou cara a cara com Éverton. O gol só despertou ainda mais os jogadores do Ceará, cientes de que uma derrota nesta terça representaria férias antecipadas também.

O alívio veio ainda antes do intervalo. Primeiro com Tiago Canetá, que aproveitou a brecha pela direita e contou com a sorte, já que sua finalização ainda desviou na zaga adversária antes da bola entrar.

O jogo era truncado, com muitos lances ríspidos e uma disposição fora do comum. E Niltinho acabou exacerbando na vontade já aos 42. O lateral cometeu pênalti em Lelê, que Bill não desperdiçou. Era a virada do Ceará.

A segunda etapa veio e, talvez por receio de se expor demais, a equipe do Ceará passou e ficar menos com a bola sob seu domínio e apostou em uma tentativa de administrar o resultado. O plano não deu certo e, aos poucos, o Criciúma voltou a crescer no jogo. O goleiro Luiz salvou o Vôzão, o travessão também evitou o gol de empate, mas, quando o grandalhão Thiago Humberto foi para a área, não teve jeito. 2 a 2 e desespero para os alvinegros.

Um gol perdido por Bill aos 28 da etapa final levou o banco do Ceará à loucura. Era clima de tudo ou nada e de novo veio aquela sensação de alívio. Wescley fez uma grande jogada individual e bater colocado, no ângulo. Um golaço. O gol da vitória. O gol que mantém o Ceará com esperanças, mesmo que remotas.

Agora, além de aguardar o complemento da 35ª rodada, que acontece toda ela nesta terça, o Ceará se prepara para receber o Vila Nova no Castelão, sábado, às 17h30. No mesmo dia e horário, o Criciúma mais uma vez irá a campo apenas para cumprir tabela contra o Paraná Clube, no estádio Durival de Britto.