Esportes

Brasil aplica goleada na Rússia em semifinal do Intercontinental

Seleção brasileira vence por 7 a 0 bicampeã do mundo, vai à final e mantém invencibilidade no ano

Por Globo Esporte 04/11/2016 14h04
Brasil aplica goleada na Rússia em semifinal do Intercontinental
Reprodução - Foto: Assessoria

Após vencer seus três jogos e se classificar em primeiro do grupo A, a seleção brasileira de futebol de areia encarou a Rússia (2° do grupo B) na manhã desta sexta-feira pelas semifinais do Intercontinental de Futebol de Areia, realizado na praia de Jumeirah, em Dubai. O Brasil mostrou muita maturidade e marcação impecável para fazer 7 a 0 em cima dos russos. Com gols de Bokinha (2), Rodrigo, Mauricinho (2), Bruno Xavier e Daniel Zidane, o Brasil está na final do torneio contra o vencedor do confronto entre Irã e Taiti. A seleção brasileira está invicta na temporada 2016.

Bicampeã mundial e potência do futebol de areia, a seleção russa cruzou com o Brasil na semi após perder para o Irã no jogo que valia a dianteira do grupo B.

A Rússia havia vencido Egito (10 a 6) e Estados Unidos (9 a 3) antes de perder para o Irã, nos pênaltis, pelo último jogo da fase de grupos. Fora da próxima Copa do Mundo, a seleção do maior país do mundo encarou o torneio Intercontinental em Dubai como oportunidade de se redimir, mas não conseguiu superar o determinação brasileira.  

O intercontinental de Futebol de Areia em Dubai faz parte da preparação da seleção brasileira para a eliminatória sul-americana da Copa do Mundo em Bahamas, no ano que vem.

A final acontece este sábado, com transmissão ao vivo do Sportv2 a partir de 15h30. 

O JOGO

Protagonistas de uma das maiores rivalidades do futebol de areia, Brasil e Rússia entraram para a partida de semifinal determinados. No Mundial de 2015 a Rússia eliminou o Brasil, que pela primeira vez ficou fora da fase semifinal de um Mundial.

A partida começou bastante disputada, com as duas equipes exercendo forte marcação e diminuindo os espaços. Logo nos primeiros minutos, um susto com o goleiro Mão, que se chocou contra o atacante russo após bela defesa e teve que ser atendido.

O jogo continuou com poucas oportunidades até Shishin cobrar falta e carimbar a trave do goleiro Mão. Na sequência, Bokinha, após entrada forte que mereceu cartão amarelo para Paporotnyi, foi para o tiro livre e anotou o primeiro do Brasil. O chute forte e rasteiro passou embaixo do goleiro Chuzhkov.

O Brasil melhorou sua movimentação e passou a pressionar a saída de bola do adversário. Os russos colocaram outra bola na trave após falta cometida pelo Brasil no ímpeto da marcação. O resultado do primeiro tempo fala muito sobre o jogo. Poucas chances e marcação cerrada. 1 a 0 para o Brasil na primeira etapa.

Segundo tempo

O segundo tempo começou bem parecido com o primeiro, tenso e muito pegado. A primeira chance foi com Bruno Xavier em cobrança de falta que bateu no montinho artilheiro e passou sobre a trave adversária. As seleções começaram a se soltar e procurar mais gol, mas esbarravam na marcação.

Catarino, em jogada de pura raça, conduziu a bola da área brasileira até chegar na dividida com o zagueiro e quase marcar.  Em seguida, o capitão brasileiro Bruno Xavier bateu para o gol após receber do pivô, mas a bola ficou na trave.

O segundo tento do Brasil saiu dos pés de Rodrigo, que marcou um golaço após deixar o pesado Krash para trás na lateral esquerda e acertar chute indefensável no ângulo superior esquerdo do goleiro russo.

Em seguida, em jogada que começou com roubada de bola e passe do goleiro Mão, Mauricinho entrou pela ala direita com liberdade e fuzilou. Com mais dois gols, o segundo tempo terminou com 3 a 0 para o Brasil. Destaque para a defesa brasileira que conseguiu anular a Rússia e o goleiro Mão, sempre seguro no gol do Brasil.

Terceiro tempo

No início da terceira etapa, Bruno Xavier recebeu entrada dura no meio de campo, cobrou a falta no cantinho e marcou o quarto gol da seleção brasileira, que passara a jogar mais solta e com mais liberdade.

Minutos depois, Mauricinho sofreu falta na área adversária e converteu o pênalti com batida segura no canto. 

O sexto gol do Brasil foi o segundo de Bokinha, que foi servido de bandeja e só teve trabalho de empurrar para o gol.  

Ainda teve espaço para o sétimo, com Daniel Zidane se antecipando à marcação e escorando de cabeça para sacramentar a goleada.